Eduardo propõe criação do Empreender Cultural e incentivo aos artistas por meio do Banco Cidadão

 

O pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Eduardo Carneiro (PRTB), propôs nesta segunda-feira (24), Dia do Artista, a criação do Empreender Cultural na Prefeitura da Capital, com o objetivo de financiar a compra de equipamentos para integrantes do setor cultural do município e garantia de capital de giro para os artistas e produtores culturais através do Banco Cidadão.

Além disso, Eduardo Carneiro defendeu outros incentivos aos artistas locais de todo o setor produtivo cultural como a garantia de uma compensação do imposto sobre serviços (ISS). As empresas que contratarem os artistas teriam parte do cachê compensada quando do pagamento do tributo. “Temos que incentivar que as empresas também invistam na cultura e esse é um mecanismo importante para fortalecer este setor que vem sofrendo muitas baixas com a pandemia da covid-19”, disse.

Entre as iniciativas, Eduardo ainda defendeu a realização de fóruns virtuais permanentes entre a Prefeitura da Capital e o setor cultural de João Pessoa por meio de um programa para formação e mobilização social, visando capacitação e aproximação de agentes culturais e demais pessoas interessadas em arte e cultura.

“Temos uma responsabilidade social com os artistas locais. Tivemos que repensar a maneira de fazer cultura, de forma que a cadeia produtiva pudesse se manter durante este momento tão difícil causado pela pandemia do coronavírus. Em João Pessoa, temos que garantir que situações como essa não volte mais a acontecer e para isso temos que desenvolver ações que garantam apoio a classe artística local”, defendeu Eduardo.

Dados – Estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e o Sebrae, que apontou a queda de 31,8% do Produto Interno Bruto (PIB) no segmento em 2020. Além disso, no Brasil, o setor de economia criativa corresponde a 2,64% do PIB, sendo responsável por 4,9 milhões de postos de trabalho por todo o país