Eleições OAB-PB: Kiu reafirma compromisso de combate à morosidade processual

 

Na tarde desta segunda-feira (25/10) a candidata à presidência da OAB-PB, Maria Cristina Santiago (Kiu), realizou visitas a escritórios de advocacia na capital.

Durante as visitas, a advogada explicou algumas de suas propostas para combater a morosidade processual, um dos problemas que mais afetam os advogados. Para Kiu, de acordo com o que foi apurado pela nossa reportagem, a morosidade deve ser enfrentada pela OAB-PB com ação e diálogo institucionais.

“É preciso ativar a Comissão de Combate à Morosidade na OAB-PB. Queremos formar uma equipe de advogados e advogadas que se disponham a enfrentar, junto com a diretoria da Ordem e demais órgãos, a questão da morosidade do Judiciário do nosso estado. Isso precisa ocorrer tanto na capital, quanto no interior. Necessitamos de uma ação institucional coordenada para que se alcance a efetividade que a advocacia da Paraíba espera”, declarou a candidata a presidente da OAB-PB.

Outras propostas mencionadas por Kiu nas visitas desta segunda-feira abordaram aspectos relacionados ao diálogo institucional com os Tribunais para cobrar a publicidade de listas de processos aptos a julgamento, planilhas de produtividade das serventias judiciais e dos magistrados, além de mutirões permanentes nas unidades judiciárias onde houver excesso de prazo.

“O nosso compromisso é com a advocacia paraibana. Por isso, estamos focados em solucionar os problemas que afetam o dia a dia dos advogados e advogadas do estado. Manter um diálogo aberto e constante com o Poder Judiciário é uma das iniciativas para combater a morosidade processual. Mas, não nos furtaremos ao enfrentamento, sempre que necessário, pois em primeiro lugar está a defesa e a valorização da advocacia da Paraíba”, acrescentou Kiu.