Esta semana as equipes da Poda Programada da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) estão cuidando das árvores na área da Penha e próximo ao Terminal de Integração do Valentina Figueiredo. Na semana passada foram tratadas as árvores das ruas da mata, no Cabo Branco.
Árvores localizadas nos canteiros de ruas, avenidas, praças, escolas públicas municipais e Centros de Referência em Educação Infantil (Crei) são de responsabilidade da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Elas são cuidadas pelas equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que fazem a Poda Programada, avaliam as condições fitossanitárias e emitem laudo quando é preciso retirar alguma árvore doente ou comprometida.
O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que a ação da Poda Programada tem o objetivo de preservar e recuperar o patrimônio ambiental da cidade. “É uma das nossas ações mais importantes. O momento da poda é também um momento de avaliação das condições das árvores, da condição de saúde. É quando verificamos se existem fungos ou cupins e fazemos o tratamento”, concluiu.
Poda Programada – O serviço segue os padrões da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), a partir da Norma Brasileira (NBR) número 16.246-1 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que retira o mínimo possível de galhos das árvores. É uma poda de conformação, que não prejudica a arquitetura da copa da planta, retirando galhos que possam atingir veículos maiores, como ônibus e caminhões. Os galhos retirados são triturados num outro caminhão e transformado em composto orgânico, utilizado pelo Viveiro Municipal de Plantas Nativas, no preparo de mudas para plantio urbano.
A Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam disponibiliza o telefone 3264-1680 para a solicitação de podas de árvores em áreas públicas (praças e canteiros de avenidas e ruas ), entre 8h e 12h e 13h e 17h. A poda é solicitada, as equipes da Semam fazem um laudo sobre as condições da árvore e em seguida encaminham o pedido da poda, que pode ser feito pela Semam ou pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).