FORÇA E CORAGEM: Kiu reúne diversos advogados e reafirma a valorização de uma OAB democrática (veja fotos)

 

Maria Cristina Santiago (Kiu), candidata à Presidência da OAB/PB, deu demonstração de força e coragem na noite desta terça-feira (16), ao reunir cerca de 500 jovens advogados em restaurante, no bairro de Manaíra, em João Pessoa. Durante evento, a candidata demonstrou confiança e reafirmou a valorização de uma OAB democrática, aberta a todos os advogados, independentemente de área de atuação e de quaisquer outras circunstâncias.

“Devemos lembrar que na origem da OAB está a defesa dos direitos humanos e do Estado Democrático de Direito. Apoiados nesses propósitos precisamos anunciar nosso compromisso permanente em devolver a Ordem para a advocacia. Uma Ordem plural, aberta, transparente, democrática e comprometida em apoiar o aperfeiçoamento do sistema de justiça e a ampliação da cidadania”, afirmou a candidata a presidente da OAB-PB.

Durante sua conversa com os advogados, Kiu enfatizou a inclusão na sua Carta Proposta a necessidade de implementação de um piso ético urgente. Em 2016, no exercício do mandato de Conselheira Estadual, Kiu votou favorável a opção mais benéfica aos advogados e agora promete intensificar sua batalha por valorização efetiva da advocacia.

Segundo ela, “é preciso colocar a valorização verdadeiramente na agenda da ordem e não apenas meras visitas políticas, que resultam apenas em fotos.” O atual presidente Paulo Maia fez uma visita em 2016 ao presidente da ALPB, mas o projeto, que é de iniciativa do Poder Executivo, não avançou. “Eu pergunto: na prática, o que mudou sobre o piso salarial?”, destacou Kiu sobre o tema.

Na oportunidade, Kiu detalhou propostas de campanha, como, instalar um modelo de gestão democrático na Ordem, promover o diálogo com os movimentos sociais, indicar um piso ético para advogados associados, lutar pela instituição do piso salarial para advogados empregados, fortalecer a comissão de direitos humanos da Seccional para uma contribuição efetiva no enfrentamento dos desafios estruturais e na atuação em casos de violação e criar a comissão da advocacia popular disponibilizando apoio jurídico e conscientização sobre o direito nas comunidades.

“O nosso compromisso para o próximo triênio é com uma OAB-PB verdadeiramente democrática, focada na defesa das prerrogativas e valorização da advocacia e preocupada com a contribuição efetiva que a instituição pode oferecer às causas sociais. Uma OAB-PB presente na vida do advogado e nos principais debates que afetam o mundo jurídico”, acrescentou Kiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui