A Fundação Casa de José Américo (FCJA) inaugurou, nessa quarta-feira (29), em João Pessoa, o Laboratório de Digitalização e Informação Histórica (Digitalih), para digitalizar e arquivar, em meio virtual, todo o seu acervo. O processo utiliza o Scanner Planetário Zeutschel, principal equipamento do laboratório.
Fruto de uma parceria, o aparelho foi adquirido por meio do processo de descentralização orçamentária da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), como parte de um projeto de preservação e acesso ao patrimônio histórico e cultural da FCJA.
Para selar esta conexão, a solenidade de inauguração foi prestigiada por autoridades e representantes de diversos órgãos e segmentos. Estiveram presentes, o secretário de Estado da Educação, Cláudio Furtado, o presidente da FCJA, Fernando Moura, além das gerentes do Arquivo, Lúcia Guerra, e do Museu, Janete Rodriguez.
Colaboração – Inicialmente, o Digitalih atenderá à demanda da FCJA, mas será possível atender órgãos e secretarias estaduais que possuam acervos a serem preservados e disponibilizados – em especial, a própria SEECT. O laboratório também poderá servir de espaço para a capacitação e a formação complementar de alunos da rede pública da educação básica e do ensino superior, nas áreas de tecnologia da informação e de educação patrimonial.
O material digitalizado será disponibilizado no site da FCJA.