Hospital Prontovida realizou mais de 1.600 atendimentos em 2021

 

De janeiro até a primeira quinzena de dezembro deste ano, o Hospital Municipal Prontovida, criado exclusivamente para o tratamento de pacientes acometidos pelo novo coronavírus, atendeu 1.644 pessoas. O número é reflexo direto da pandemia na cidade. De janeiro a maio, momento em que João Pessoa encontrava-se em alta nos números de casos de Covid, os atendimentos superaram os realizados em 2020.

No ano passado, quando a unidade de saúde foi inaugurada, foram 769 atendimentos realizados desde o dia 15 de maio até 31 de dezembro. Já nos cinco primeiros meses de 2021, 1049 pessoas foram atendidas no Prontovida. Já de maio até 15 de dezembro, foram 595 atendimentos realizados, desse total, 190 foram pacientes infectados pelo novo coronavírus, acompanhando a diminuição dos casos de Covid na Capital. Em média, o Prontovida atendeu 150 pacientes por mês em 2021.

“Percebemos uma desaceleração nas internações, como também, a diminuição de óbitos entre idosos, em especial nos grupos protegidos. Hoje, temos internos na área Covid-19, 03 pacientes em enfermarias e 11 pacientes em UTI, isso é bem abaixo do que meses atrás quando tínhamos enfermarias e UTIs lotadas”, avalia a diretora multidisciplinar do Hospital Prontovida, Ana Carolina Acioly.

Com essa diminuição de pacientes Covid, o Hospital Prontovida foi adaptado para receber novas demandas, com isso passou a atender pacientes com doenças coronarianas e casos clínicos em geral. Funcionando 24h, a unidade hospitalar atende, através da regulação, pacientes Covid de todo o estado.

“O Hospital Municipal Prontovida foi fundamental nos momentos mais críticos da pandemia em nossa cidade ofertando mais de 100 leitos exclusivos Covid no atendimento de toda a região metropolitana. Hoje tem como objetivo diminuir e desafogar a rede de atendimentos com doenças clínicas em geral e coronarianas, sendo fundamental para a rede SUS não só da capital, mas de todo o estado”, destaca Ana Carolina Acioly.

Atualmente, o hospital conta com 95 leitos, sendo 55 de enfermaria, divididos em 45 enfermarias para pacientes cardíacos e pacientes clínicos e 10 enfermarias para pacientes Covid. Além dos 40 leitos de UTI, sendo 10 de UTI coronária, 10 de UTI clínica e 20 de UTI Covid.

A unidade hospitalar é inteiramente equipada para atender as complexidades dos pacientes, independente do agravo. Em suas instalações, é possível fazer exames laboratoriais, raio-X e ultrassonografia. O Prontovida também dispõe de farmácia, central de abastecimento, laboratório e radiologia.

Os pacientes contam, ainda, com o atendimento de médicos clínicos, cardiologistas, intensivistas, infectologistas, pneumologistas, anestesistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos e fisioterapeutas. Atualmente, o Prontovida conta com 650 profissionais atuando na parte assistencial e administrativa do serviço.

A unidade hospitalar está localizada na Avenida Monsenhor Walfredo Leal, n° 46, no bairro de Tambiá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui