A advogada e ex-secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande, Laryssa Almeida, demonstrou muita alegria e satisfação com a conquista do prêmio Inova Cidades para o projeto Lan House Social Campina. A premiação, concedida pelo Smart City Business Congress (SCB-Br) em sua décima primeira edição, reconhece o trabalho incansável de uma gestão que sempre se preocupou em levar inclusão digital para os campinenses de forma gratuita.
“Estou verdadeiramente emocionada e entusiasmada com essa conquista. O projeto Lan House Social Campina é fruto de um esforço coletivo e dedicado durante minha gestão como secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação. Ver esse projeto sendo reconhecido é a confirmação de que sempre trilhamos o caminho certo para transformar Campina Grande em uma referência de inclusão digital e social”, declarou Laryssa Almeida.
O projeto Lan House Social, que teve início em 2021, com Laryssa na gestão da pasta, começou pela Estação Cidadania e Cultura, nas Malvinas, e hoje conta com várias unidades espalhadas pela cidade, na APAE, Feira Central, Instituto dos Cegos, sede da SECTI, Museu Vivo da Ciência e Tecnologia e com previsão para abertura de novas unidades ainda este ano. Uma dessas novas unidades será itinerante.
O Lan House Social Campina é uma iniciativa que visa promover a inclusão digital e social, oferecendo acesso a recursos tecnológicos e capacitações gratuitas. Seu objetivo principal é fomentar a cidadania digital, permitindo que os moradores tenham acesso à internet e computadores para ler, se informar e aumentar as chances no mercado de trabalho, por meio dos cursos ofertados. Atualmente, o projeto oferece 13 cursos gratuitos e já contemplou mais de 1.500 alunos.
A conquista do prêmio Inova Cidades é um marco significativo não apenas para Laryssa Almeida, mas para toda a cidade de Campina Grande, que vê no projeto Lan House Social, uma oportunidade real de transformação e inclusão. O reconhecimento reforça o compromisso da gestão em tornar a cidade cada vez mais inteligente e conectada, priorizando o acesso igualitário à tecnologia e o desenvolvimento social.