Mais de três milhões de paraibanos e paraibanas foram as urnas no último domingo (15), com o objetivo de escolher representantes políticos em todos os 223 municípios do Estado. A capital, João Pessoa, definiu os 27 representantes contando com a reeleição de uma importante força do movimento popular, o sindicalista Marcos Henriques (PT).
Ex-presidente do Sindicato dos Bancários na Paraíba, o vereador contou com 3.927 votos e garantiu a continuidade da luta pelo povo pessoense. Para ele, o novo mandato vai retomar discussões em torno de pautas importantes para a cidade, como o plano diretor da mobilidade urbana, concebido a partir da frente parlamentar de mobilidade urbana, presidida por Marcos.
“Eu quero fazer pouco diferente, porque o nosso primeiro mandato foi muito bem avaliado, então a gente espera repetir as mesmas boas ações e avançar em algumas outras”, apontou o vereador reeleito. “Então a população pode esperar a mesma luta em defesa da Saúde, da educação e como no primeiro mandato fui também presidente da Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana, lutei muito pela aprovação do Plano Diretor; em 2021 esperamos que o novo prefeito possa realizar esse plano, chamando a sociedade civil para discutir e eu vou estar do lado da população, lutando pela democratização das discussões sobre a mobilidade urbana”, disse.
Marcos Henriques ainda destacou a intenção de recriar a Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente. Ele ainda destacou a importância do resultado das eleições 2020 para os parlamentos municipais em todo o país e a importância de avançar nas discussões de pautas populares para garantir o desenvolvimento e aplicação de políticas públicas inclusivas.
“Nas capitais do nosso país a gente aumentou 25% o número de vereadores e vereadoras, passamos de 40 para 50 então foi um acréscimo bom e eu acho que essa vitória é importante para garantir que as políticas de inclusão social do Partido dos Trabalhadores possam ser discutidas com mais vigor e que em 2022 a gente possa mostrar a diferença do governo Lula e Dilma, dos governos do PT, em relação a esse governo que se apropriou do nosso país de maneira terrível, de maneira mentirosa e agora está aí acabando com o nosso país e a gente espera dar o troco em 2022 mostrando o outro lado; que não é o do ódio, mas o lado do amor”, defendeu. “A população pode esperar muita luta, muita garra e muita força na defesa da classe trabalhadora”, concluiu Marcos.
Em João Pessoa a disputa pela prefeitura municipal segue até o próximo domingo (29), quando acontece a disputa do segundo turno. A nova câmara municipal e o prefeito eleito tomam posse no próximo dia 1º de Janeiro.