Na manhã de hoje (3), Maria Cristina Santiago (Kiu), candidata à presidência da OAB-PB, esteve com advogados e advogadas em encontros informais, quando detalhou propostas objetivando a defesa e a valorização da classe.
“Para defender a advocacia paraibana nós estamos comprometidos com o fortalecimento da Procuradoria de Prerrogativas através de sua profissionalização com um processo seletivo para a contratação de profissionais jurídicos que se dedicarão com prioridade a essa missão. Essa iniciativa indica o nosso compromisso em enfrentar quaisquer pessoas, situações ou instituições que estejam violando as prerrogativas profissionais”, explicou a candidata a presidente da OAB-PB.
As prerrogativas da advocacia estão previstas na Lei nº 8.906/1994. Entre elas, destacam-se o exercício, com liberdade da profissão, em todo território nacional; a inviolabilidade do escritório e dos instrumentos de trabalho; a comunicação pessoal e reservada com os clientes, inclusive quando presos; o direito de dirigir-se diretamente aos magistrados; usar da palavra, pela ordem, em qualquer tribunal; entre outras.
“A profissionalização não se resumirá a uma estrutura apenas na capital. Criaremos as procuradorias regionais, junto às Subseções, com os custos assumidos pela Seccional, para descentralizar a defesa das prerrogativas e garantir a todos os advogados e advogadas do estado um exercício independente e pleno da atividade advocatícia”, complementou Maria Cristina Santiago (Kiu).