MPPB realiza audiência para mediar diálogo e evitar greve em escolas municipais de CG

 

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) promoveu, nessa quinta-feira (23/02), uma audiência com o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunho Lima; secretários municipais; vereadores e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e da Borborema (Sintab) para tratar da Notícia de Fato 003.2023.001834, que versa sobre o indicativo de paralisação dos servidores do magistério, anunciado para o mês de março. O objetivo é mediar o diálogo entre as partes, em busca de uma solução consensual para o conflito, evitando a deflagração de uma greve nas escolas da rede municipal de ensino.

A audiência aconteceu na sede da Promotoria de Campina Grande e foi presidida pelo pelo 23º promotor de Justiça, Raniere Dantas, que atua na defesa da educação. Na ocasião, o representante do MPPB destacou sua preocupação com o cenário e lembrou que os alunos da rede já ficaram muito tempo sem aulas presenciais, em razão da pandemia da covid-19 e que essa situação já tornou necessária, inclusive, a recomposição da aprendizagem e medidas para evitar a evasão escolar. “Uma greve, nesse momento, prejudicaria ainda mais os estudantes campinenses”, enfatizou Dantas.

Deliberações

Na audiência, representantes do Sintab e do Município concordaram em dialogar sobre as reivindicações dos professores. A categoria pleiteia melhorias nas condições de trabalho, direitos trabalhistas e a construção do Plano de Cargos (PCCR) para efetivar a possibilidade de níveis e progressões salariais.

Para isso foi criada uma comissão – integrada pelo prefeito, por membros da Câmara de Vereadores de Campina Grande, do Sintab, do Instituto de Previdência do Servidor Municipal de Campina Grande (Ipsem-CG) e das secretarias de Finanças e da Educação do município -, que se reunirá no próximo dia 7 de março, às 14h30min, na sala do gabinete do prefeito para tratar do assunto.

O Sintab também se comprometeu a comunicar à Promotoria de Justiça, caso a categoria decida pela realização da greve, para que seja designada uma reunião de emergência na sede do MPPB, em Campina Grande, com os órgãos que participaram da audiência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui