Projeto Athena propõe capacitação das mulheres advogadas para atuação na defesa do Direto sob a luz da perspectiva de gênero e diversidade. Maria Cristina (Kiu) também propõe cursos sobre o Direito da Mulher na ESA-PB.
A desvalorização das mulheres no mercado de trabalho é um problema histórico, com reflexos de desigualdade nos níveis salariais, assédio nos ambientes de trabalho e desqualificação do serviço prestado pela profissional do sexo feminino, mostrando-se que ainda há necessidade de iniciativas práticas que combatam tais questões.
Na disputa pela vaga de presidente da OAB Paraíba, a candidata Kiu apresentou o “Projeto Athena”, que traz soluções de enfrentamento às problemáticas de gênero e diversidade através de capacitação das mulheres advogadas aqui na Paraíba e implantação de cursos na ESA-PB sobre Direito da Mulher, que constam em sua Carta Proposta:
https://linktr.ee/mariacristinasantiago
Segundo Kiu, após ouvir advogadas de todo Estado, construiu propostas que trazem soluções específicas para o exercício da profissão pelas mulheres. “A mulher precisa estar de verdade na agenda da OAB. Toda advogada já passou por alguma situação e eu pergunto: onde a OAB Paraíba estava? O que fez efetivamente?”
PRIMEIRA CANDIDATURA FEMININA NA OAB/PB
Maria Cristina Santiago (Kiu) é a primeira mulher candidata ao cargo de presidente da OAB Paraíba, desde a fundação do órgão, que completou 90 anos em 2021. Formada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba, com Mestrado e Doutorado, Kiu é advogada com atuação em Direito de Família e Sucessões, foi presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família na Paraíba e professora do UNIPÊ.
ELEIÇÕES ACONTECEM DIA 18 DE NOVEMBRO
As eleições acontecem no próximo dia 18/11 e Maria Cristina enfrentará nas urnas o advogado Harrison Targino, atual Conselheiro Federal e candidato da situação, que busca o terceiro mandato consecutivo e a outra candidatura de oposição, encabeçada pelo advogado Raoni Vita, que já foi vice Presidente da OAB/PB na primeira gestão do atual presidente Paulo Maia, disputando agora a cadeira de presidente.