A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Conde (Semec) informou que assinou contrato com a Google para implantação efetiva do ensino híbrido em todas as escolas da rede municipal, do ensino infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Um grande passo para o município de aproximadamente 25 mil habitantes, segundo o IBGE, que a partir de agora integrará administração escolar, professores, alunos e família através do Sistema Integrado de Alunos e Escolas (SIAE).
“Com a parceria, a Google disponibilizará gratuitamente os serviços Google Classroom (Sala de aula virtual), Google Meet (Para reuniões e aulas interativas), emails personalizados para professores e alunos receberem comunicados referente ao cotidiano da aprendizagem”, explicou Alysson Souza, analista de sistemas da Semec.
A parceira oferecerá aos alunos, acesso aos conteúdos de sua grade curricular, aulas remotas, atividades, recursos pedagógicos como vídeos e slides, histórico escolar, calendário de aulas, entre outros serviços.
Os pais e/ou responsáveis poderão acompanhar a grade curricular de seus filhos, suas atividades, caderno de chamadas, boletim, histórico escolar, calendário de aulas, entre outros serviços.
Os professores usarão a plataforma para ministrar aulas presenciais e online, inserir recursos a serem utilizados nas aulas, fazer chamada de presença a partir do próprio celular, registrar boletins e calendários, entre outras utilidades.
A administração já faz uso do sistema para receber as matrículas do ano letivo 2021, mas também supervisionarão a aplicação do plano pedagógico, terão acesso a relatórios necessários ao desenvolvimento de políticas públicas para a educação, entre outras funcionalidades que potencialização os resultados da educação municipal.
O desenvolvedor sênior Lucas Belarmino pontou que todos os serviços virtuais da parceria Conde/Google serão utilizados em um sistema próprio desenvolvido pela equipe da Secretaria sob coordenação da especialista em Educação a Distância Shirley Lisboa.