Nosso corpo foi criado para se movimentar! – Por Clarissa Rios

 

Nosso corpo foi criado para se movimentar! Conseguimos com o movimento impulsionar o sangue por todo metabolismo levando nutrientes e carregando os componentes sem mais utilidade para serem excretados. Com o movimento auxiliamos a limpeza dos brônquios pulmonares e mantemos nosso pulmão capaz de realizar com maestria as trocas gasosas. Com o movimento lubrificamos as articulações e melhoramos a saúde óssea, evitando a osteoporose e reduzindo as dores articulares. Com o movimento estimulamos a produção de células da imunidade, ficando menos susceptíveis as infecções de bactérias e vírus oportunistas. Com o movimento produzimos mais neurotransmissores, melhorando a memória e o controle do humor.

Poderia escrever aqui diversas linhas sobre a importância de mantermos nosso corpo em movimento! E, se por um lado posso escrever até um livro sobre os efeitos positivos do movimento, por outro, também seria bem plausível escrever outro sobre os malefícios de ficar sedentário.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, inferem que cerca de 47% dos brasileiros são sedentários, ou seja, praticam menos de 150 minutos de atividades físicas por semana, e, pasmem, entre os jovens o número é ainda mais alarmante, chegando à 84%. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais sedentário da América Latina e ocupa a quinta posição no ranking mundial.

Esses números me assustam muito! Ser sedentário aumento muito a chance de desenvolvimento de doenças crônicas como a diabetes e a hipertensão, aumenta a chance de infarto do coração e de AVC. Os sedentários apresentam mais alterações emocionais (casos de depressão e outros transtornos), são mais suscetíveis a doenças e, apresentam mais comportamentos de risco, como o hábito do álcool e do tabagismo. Segundo a OMS, até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população global fosse mais ativa!

As novas diretrizes publicadas em 2020, recomendam pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos, incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidade, e uma média de 60 minutos por dia, para crianças e adolescentes.

Aproveite a virada do ano e faça o mesmo com os seus hábitos! Saia da estatística do sedentarismo, para isso você não precisa de mudanças tão bruscas ou radicais. São em média 20 minutos por dia de atividades físicas. Vale aqui ressaltar que o conceito de atividade física (AF) é diferente do de exercício físico (EF). A AF é considerada qualquer gasto de energia maior do que estar em repouso, contando aqui caminhadas com os animais de estimação, subir escadas, limpar a casa ou o pátio, etc. Já o EF é aquele esforço realizado periodicamente, planejado por um profissional e destinado a melhora de algum parâmetro fisiológico.

Mexa-se!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui