Operação Lei Seca autua mais de 2,8 mil condutores por embriaguez e outras infrações em 2025

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), por meio da Operação Lei Seca, autuou 2.885 condutores durante blitzes realizadas no decorrer de 2025. Desse total, 1.297 foram flagrados dirigindo sob influência de álcool e 1.588 motoristas enquadrados por outras infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

As blitzes foram realizadas nas principais avenidas de João Pessoa, a exemplo da Epitácio Pessoa, Artur Monteiro de Paiva, Mirian Barreto, Maria da Penha de Luna, Flávio Ribeiro Coutinho, Cabo Branco, Edson Ramalho, Nossa Senhora dos Navegantes e nos percursos dos principais eventos do calendário do Estado, como as festas juninas em Campina Grande, Patos, Cajazeiras, Corrida pela Vida e Romaria de Nossa Senhora da Penha.

De acordo com o relatório anual, foram realizados 15.631 testes de etilômetro (bafômetro), que resultaram na remoção de 381 veículos aos pátios do órgão, além da condução de 23 motoristas à delegacia. Os agentes responsáveis pelas ações atuaram nas fiscalizações com o auxílio de etilômetros, talonários eletrônicos, redutores de velocidade móveis, camas de faquir, cones de sinalização e barreiras de sinalização retrátil.

Dezembro – Já durante o mês de dezembro, os agentes da Operação Lei Seca autuaram 253 condutores. Desse total, 156 foram flagrados dirigindo sob influência de álcool e 97 cometeram outras infrações ao CTB. No mesmo período realizaram 1.235 testes de bafômetro e removeram 344 veículos ao Detran-PB.

Segundo o coordenador de Policiamento do Detran-PB, coronel Valterlins Dutra, as fiscalizações foram interiorizadas, ampliadas e intensificadas, com o objetivo de continuar coibindo os abusos praticados por muitos condutores que ainda insistem em desobedecer às leis de trânsito, principalmente ao que se refere às infrações relacionadas à embriaguez ao volante.

O CTB prevê que os condutores de veículos flagrados sob efeito de álcool estão sujeitos à multa no valor de R$ 2.934,70 e podem responder a processo administrativo de suspensão do direito de dirigir por um ano. Em caso de reincidência, será cobrado o dobro do valor da multa e o infrator poderá responder por processo de cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui