Órgãos de segurança devem intensificar fiscalizar no entorno de mata do Xem-Xém

A Polícia Ambiental, a 4ª Companhia Independente da PM e a Guarda Municipal de Bayeux vão intensificar a fiscalização na unidade de conservação da Mata do Xem-Xém para identificar e apreender os responsáveis pelo depósito de lixo e entulhos na unidade, o que é um crime ambiental previsto na Lei 9.605/1998, cuja pena vai até cinco anos de reclusão. A medida foi tomada em audiência realizada, nesta segunda-feira (12), pela promotora do Meio Ambiente de Bayeux, Fabiana Lobo.

Na audiência, representantes da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) de Bayeux e da Guarda Municipal informaram que a mata está 95% cercada, mas que as estacas e o arame vêm sendo roubados e que há despejo de lixo doméstico no local, principalmente no trecho que faz divisa com o Loteamento Castro Pinto, em Santa Rita.

Nas proximidades, houve uma grande derrubada de estacas e foi encontrado, na semana passada, despejo de dejetos dentro da mata e rastros de pneus de caminhões limpa-fossas. Também foram encontradas grandes quantidades de penas de galinha despejadas por caminhões. Nesse trecho, os caminhões entram pelo caminho destinado à PBGás, que ficou de instalar um portão e não fez.

A Seinfra vai inciar um levantamento dos focos de lixo no entorno da mata para que a empresa faça a limpeza. Durante a audiência, foi informado ainda que a guarda municipal enfrenta dificuldades na fiscalização porque a região é de tráfico, a guarda não é armada e só possui um veículo. A Secretaria de Meio Ambiente de Bayeux (Semaby) informou que está fazendo um trabalho de educação ambiental nas escolas.

A Sudema informou ainda que o plano de manejo da unidade de conservação já está pronto. Tanto o plano quanto a obra de cercamento da mata foram medidas de compensação ambiental acordadas pela promotoria com o grupo Alphaville Urbanismo S/A.

Medidas da Promotoria

– Requisição de informações à PBGás, no prazo de 10 dias, sobre a instalações de portão na unidade de conservação;

– Requisição de informações à Secretaria de Segurança do Município, no prazo de 10 dias, sobre o processo de armamento da guarda municipal;

– A Secretaria de Meio Ambiente de Bayeux deverá encaminhar, em 20 dias, relatório sobre do levantamento do acúmulo de resíduos sólidos dentro da mata e no seu entorno;

– Solicitação de análise à Procuradoria-Geral do Município, sobre a possibilidade de convênio entre a guarda municipal e a Semaby para fins de delegação de notificações e autuações de infrações ambientais;

– Encaminhamento do termo de audiência à Promotoria do Meio Ambiente de Santa Rita para ciência e adoção de medidas necessárias quanto à derrubada da cerca e despejo de lixo no trecho da mata que fica Santa Rita, nas proximidades do Loteamento Castro Pinto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui