Prefeito Nabor comemora aprovação das vacinas e diz que Patos já está pronta para vacinação contra Covid

 

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, comemorou na tarde deste domingo, dia 17 de janeiro, a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19.

Em contato com nossa reportagem, Nabor disse que é um marco histórico para o Brasil e disse que a população se renova de esperança.

O prefeito também garantiu que Patos já está com seu plano de vacinação definido. “Dizer à população que nosso plano está pronto e, a medida que as vacinas forem chegando, de imediato já começa esse trabalho de imunização que é importantíssimo para garantir a vida dessas pessoas”, disse o gestor.

Também nesta tarde, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, garantiu que as vacinas contra a Covid-19 serão encaminhadas aos estados brasileiros a partir desta segunda-feira (18), às 7h. Ele afirmou que o cronograma que havia sido definido pelo órgão anteriormente está mantido e, por isso, a campanha nacional de vacinação será iniciada na quarta-feira (20), às 10h.

O governador da Paraíba, João Azevêdo, usou as redes sociais para comemorar a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19.

”Vence a esperança! A aprovação das vacinas é uma grande vitória da ciência e do nosso SUS. Parabéns às equipes do Instituto Butantan, da Fiocruz e da Anvisa por esse grande passo para vencermos a pandemia. Vamos à vacinação!”, escreveu o governador da Paraíba nas redes sociais.

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, garantiu que a distribuição aos municípios paraibanos será feita de forma imediata. “Nós teremos as vacinas provavelmente na quarta-feira (2), sendo enviadas para João Pessoa, especificamente, através de veículos, pois devem chegar no aeroporto do Recife e, imediatamente, nós enviaremos para os 223 municípios”, explicou.

O prefeito disse que tão logo as vacinas cheguem já existe uma logística montada para iniciar o quanto antes a vacinação.

“Estamos aguardando a quantidade de doses que o Governo do Estado destinará para a cidade de Patos, para logo em seguida dar início à imunização”, disse ele.

Segundo Nabor, nesta primeira fase, a princípio serão vacinadas pessoas idosas acima de 74 anos, profissionais de saúde que estão na ativa e pessoas idosas acima de 60 anos que estão em abrigos. A novidade é que as pessoas idosas a partir de 74 anos serão vacinadas em domicílio.

“Esse trabalho será realizado por cinco equipes volantes, que vão trabalhar em três turnos. A ideia é manter essas pessoas em isolamento social, evitando que se arrisquem buscando uma unidade básica de saúde”, explicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui