Prevenção: Cícero vai implantar mamografia no mês do aniversário da mulher

 

O câncer de mama é segundo tipo que mais afeta mulheres no Brasil, representando em torno de 25% de todos os cânceres que atingem o sexo feminino. Buscando garantir a detecção precoce e consequentemente o tratamento rápido das pacientes, o candidato do Progressistas à Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena, quer que toda mulher possa fazer sua mamografia no mês do aniversário.

A mortalidade por câncer de mama está ligada principalmente ao acesso a diagnóstico e tratamento adequado no tempo oportuno. O objetivo é diagnosticar o câncer o mais precocemente possível, ainda nos estágios iniciais da doença, quando o tratamento é mais efetivo.

“Ao invés de ter um Outubro Rosa, a Rede Saúde da Mulher vai garantir um ano inteiro Rosa, salvando a vida das mulheres através da prevenção”, explicou Cícero.

A mamografia é um raio-x das mamas. O exame ajuda a detectar possíveis sinais de câncer de mama antes mesmo do nódulo ser formado. Ela é indispensável para se chegar a um diagnóstico precoce de câncer de mama.

Rede Saúde da Mulher

A Rede Saúde da Mulher trata-se de uma ação articulada entre Prefeitura e Governo do Estado trazendo um novo modelo de atenção à Saúde da mulher na rede pública da capital.

O projeto prevê a criação de uma rede de consultórios especializados em saúde feminina nos bairros e que vai funcionar integrada ao novo Hospital da Mulher, que será construído pelo Governo da Paraíba.

O Hospital será instalado onde funciona a Maternidade Frei Damião, num investimento de mais de R$ 65 milhões, que já foi anunciado pelo governador João Azevêdo e cujas obras serão iniciadas nos próximos dias.