Projeto do MPPB fiscaliza 350 unidades de saúde em mais de 75 municípios

Cerca de 350 unidades básicas de saúde (UBS) foram fiscalizadas em mais de 75 municípios paraibanos durante o projeto estratégico “Proteja esse Colo”, executado pelo Ministério Público da Paraíba, entre 2022 e 2025. O projeto foi idealizado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos da Saúde (CAO Saúde).

O objetivo do projeto foi ampliar o número de exames citológicos preventivos do câncer do colo do útero realizados no estado da Paraíba e aumentar a cobertura vacinal contra o Papilomavírus Humano (HPV).

Conforme o coordenador do CAO Saúde, promotor Leonardo Pereira de Assis, a execução do projeto, gerido pela então coordenadora do CAO, promotora Fabiana Lobo, envolveu diversas etapas cruciais, incluindo a fiscalização das UBS para verificar a existência de insumos e equipamentos necessários para a coleta de exames citológicos.

Além disso, houve um incentivo à busca ativa do público-alvo para a realização dos exames e um rigoroso monitoramento dos resultados, desde a remessa adequada das lâminas aos laboratórios e a correta inserção dos dados no Sistema de Informação de Câncer (SISCAN) do Ministério da Saúde. O projeto contou a atuação de mais de 45 promotores de Justiça, em mais de 90 municípios paraibanos.

Ainda de acordo com dados do CAO Saúde, o projeto atingiu 82% dos municípios aderentes com todas as etapas concluídas e validadas dentro do prazo estabelecido. Também foi registrado um aumento na cobertura vacinal contra o HPV e na conscientização da população sobre a importância dos exames preventivos do câncer do colo do útero.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui