Dirigentes da executiva nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) discutiram, nesse sábado (29), estratégias adotadas para o período de eleições municipais com as executivas dos diretórios do PT da Paraíba (PT/PB) e municipal de João Pessoa durante reunião na capital.
O encontro reforçou a principal orientação da direção nacional do PT para as eleições de 2020, que é a consolidação de candidaturas próprias de prefeitura na disputa eleitoral em todo o país.
De acordo com a sigla, a recomendação deve ser reforçada e amplamente debatida nas capitais estaduais. Outra medida defendida pelo Partido é o diálogo com importantes partidos políticos do campo democrático e popular.
A executiva municipal aprovou a orientação da direção nacional e planeja atividades em torno do debate sobre a construção da candidatura própria. O objetivo é iniciar as discussões já no próximo sábado (7), a partir do planejamento estratégico para as eleições 2020.
Apesar da recomendação da executiva nacional, a decisão final sobre a candidatura será do diretório de João Pessoa, presidido por Giucélia Figueiredo. Segundo ela, é necessário selecionar aliados que defendam a democracia, preparados para pensar e construir uma cidade melhor.
Para o presidente estadual do Partido, Jackson Macêdo, o PT está preparado para a eleição 2020. De acordo com ele, a ideia é reforçar as chapas municipais proporcionais para ampliar o número de vereadores e buscar avaliar as recomendações nacionais sobre a disputa pela prefeitura.
“A presença do GTE foi pra construir uma estratégia que é nacional. O PT tem que chegar forte nas eleições desse ano em toda a Paraíba e de um modo muito especial em João Pessoa e por isso tem que disputar onde puder disputar”, avaliou o presidente estadual. “Então fortalecer a chapa proporcional e se possível disputar a prefeitura é uma estratégia muito bem aceita pela direção nacional”, disse.
A reunião contou com a participação deputado federal Frei Anastácio, do deputado estadual Anísio Maia e do vereador de João Pessoa, Marcos Henriques, além do secretário de Estado para Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Luiz Couto e representantes de diretórios municipais.
assessoria