O ano de 2025 foi marcado por conquistas e avanços importantes na Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), fruto do trabalho coletivo, do compromisso das escolas e do engajamento de estudantes, profissionais e famílias. Uma das conquistas é que 55% das crianças matriculadas estão alfabetizadas na idade certa. A Rede Municipal de Ensino conta com 105 escolas, sendo 30 em tempo integral, além de 100 Ninhos do Saber e 77 mil alunos matriculados.

“Encerramos o ano com gratidão, reconhecendo que cada avanço foi construído coletivamente. Seguimos firmes, com esperança renovada, compromisso e a certeza de que educar é transformar vidas. Que no ano de 2026 possamos continuar trabalhando para avançarmos cada vez mais e levar a melhor educação para nossos alunos e alunas, além dos profissionais que fazem todo este trabalho”, agradeceu a secretária da Educação, América Castro.


Para ofertar um ambiente escolar mais seguro e adequado aos estudantes, em 2025 a Prefeitura de João Pessoa entregou dois novos Ninhos do Saber e reconstruiu seis escolas e cinco Ninhos do Saber que mudaram a realidade educacional em todas os bairros da Capital. Obras que beneficiam mais de 4 mil estudantes. Desde o início da gestão já são 55 unidades unidade de ensino reformadas e modernizadas pela Prefeitura no padrão tecnológico – de sala Google e Espaço Make – com infraestrutura completa, ambientes climatizados, acessibilidade e inclusão.






A educação na Rede Municipal de Ensino da Capital avançou de forma significativa na Alfabetização na Idade Certa, fortalecendo práticas pedagógicas e o acompanhamento sistemático das aprendizagens. Esse esforço refletiu diretamente na melhoria dos índices educacionais, evidenciando o compromisso da rede com a qualidade do ensino.



Mais de 55% das crianças que estudam na Rede Municipal de João Pessoa estão alfabetizadas na idade certa. Os dados são da avaliação nacional de 2024 e superam a meta do Brasil, que é de 52%, estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC). O índice faz parte do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), instrumento que mede o nível de alfabetização das crianças brasileiras. Esta conquista é resultado de uma série de programas e projetos educacionais que visam garantir a alfabetização na idade certa: Letrar+JP e Educar Pra Valer; formações continuadas; investimento no professor; programas de leitura; curso de verão, entre outras ações.



“Todos os avanços na alfabetização em nossa rede de ensino, só foram possíveis devido ao trabalho articulado e coletivo que todos os profissionais da educação desenvolveram ao logo do ano. Agradecemos a cada professora e professor alfabetizador que trabalharam com foco e acreditaram no potencial de seus estudantes. E finalizamos 2025 com 70% dos estudantes do 2º ano nos níveis de leitura satisfatório e intermediário. Nos alegramos com esse resultado, que só cresce a cada ano e mostra que estamos no caminho certo”, disse a chefe da Divisão de Alfabetização, Letramento e Anos Iniciais da Sedec-JP, a professora doutora Jocineide Silva.



Valorização profissional – A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Sedec, investiu fortemente na valorização dos profissionais da Educação, por meio de formações continuadas qualificadas, alinhadas às necessidades reais das escolas e aos desafios contemporâneos da educação. Destacam-se, nesse contexto, a oferta de programas de mestrado e o reajuste salarial, reafirmando o reconhecimento e a importância dos educadores para o avanço da rede.



“A Secretaria de Educação de João Pessoa dá adeus ao ano de 2025 com um saldo muito positivo em termos da Política Educacional que vem empreendendo a partir do princípio da garantia do direito de aprender no contexto de uma escola referenciada na equidade e justiça curricular. Todos os números em termos de matrícula, fluxo escolar e níveis de desempenho acadêmico sinalizam evolução. A Prefeitura Municipal, por meio da Sedec, celebra as conquistas de cada unidade educacional e aguarda 2026 com expectativas elevadas para uma João Pessoa em crescimento educacional”, ressaltou a diretora de Ensino, Gestão e Escola de Formação da Secretaria de Educação, professora doutora Clévia Carvalho.
O protagonismo estudantil ganhou ainda mais força, com projetos, ações e espaços que incentivaram a participação ativa dos estudantes, fortalecendo a autonomia, a cidadania e o sentimento de pertencimento.
Tecnologia – Os avanços alcançados na tecnologia educacional também foram destaque neste ano de 2025, com o uso de recursos digitais, projetos de robótica e práticas inovadoras que ampliaram as oportunidades de aprendizagem e prepararam os estudantes para os desafios do século XXI, consolidando a construção da escola do futuro.
“Os resultados de todo esses investimentos apareceram tanto nas escolas como nas competições que nossos alunos disputaram este ano. Eles foram competiram na Olimpíada Brasileira de Robótica, Mostra Nacional de Robótica, Torneio Juvenil de Robótica, First Lego League Challenge, entre outros. Ano que vem teremos mais conquistas com muito estudo e desempenho dos nossos alunos e professores”, destacou o diretor de Tecnologia da Informação (DTIC) da Secretara de Educação, Diego Araújo.
Os alunos também foram premiados em diversas Olimpíadas como Matemática Financeira, Matemática das Escolas Públicas, Língua Inglesa, História do Brasil, Ciências, Eficiência Energética, Festival de Arte Estudantil de João Pessoa, Prêmio Ministério Público do Trabalho na Escola, Prêmio ‘EscrevAÊ! João Pessoa’, Olimpíadas Escolares Municipais e Paralimpíadas Escolares 2025, além de estudantes aprovados na Seleção 2026 do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).
Na Educação Especial, a Secretaria de Educação seguiu fortalecendo uma educação inclusiva, com ações voltadas à acessibilidade, ao Atendimento Educacional Especializado e ao acompanhamento dos estudantes, contando com o apoio fundamental dos educadores sociais, garantindo equidade e o direito de todos aprenderem.
Iniciativa Futuro – Outro destaque do ano foi a ‘Poupança Futuro’, uma política de incentivo que contribui para a permanência dos estudantes na escola, estimulando a frequência, o compromisso com os estudos e a construção de perspectivas para o futuro, fortalecendo o vínculo dos alunos com a rede de ensino. Cerca de 11.500 alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), foram beneficiados.







