Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Área Técnica da População Negra, realiza uma ação na Associação Quilombola, localizada na área rural no bairro Valentina de Figueiredo, nesta terça (20), a partir das 13h. Serão ofertados serviços de saúde e atividades culturais.
A programação conta com palestras sobre anemia falciforme, que é uma doença hereditária que causa a malformação das hemácias, cuidados com recém-nascidos de pessoas com a síndrome, atendimentos médicos e odontológicos, práticas integrativas e atividades culturais.
A secretária-adjunta de Saúde, Ana Giovana Medeiros, ressalta a parceria no evento, considerando a importância histórica de lutas e conquistas da população negra para garantir seu espaço na sociedade. “São conquistas e valorização de toda uma identidade. Participamos do evento destacando que esses avanços acontecem também no Sistema Único de Saúde. Respeitamos os costumes e origens, e dedicamos um cuidado humanizado”, completou a gestora.
Assistência – Ao longo de todo o ano, a rede municipal de saúde disponibiliza uma assistência de cuidados com a saúde da população negra. Para isso, uma área técnica exclusiva compõe a Direção de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Esta tem como função formular ações que promovam, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a redução das injustiças em saúde relacionadas à questão racial, reconhecendo as especificidades deste segmento da população.