Solenidade marca abertura da VIII Semana do Meio Ambiente de Cabedelo

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio das Secretarias de Educação (Seduc) e de Meio Ambiente (Semam) promoveu, nesta segunda-feira (01/06), a solenidade de abertura da “VIII Semana do Meio Ambiente de Cabedelo”, evento que integra a programação anual voltada à promoção da educação ambiental e ao fortalecimento das ações de preservação dos recursos naturais no município.

A Semana do Meio Ambiente tem como principal objetivo fortalecer a conscientização sobre os impactos da crise climática, incentivando atitudes responsáveis e sustentáveis no cotidiano da população. A iniciativa busca aproximar os cidadãos das discussões ambientais por meio de experiências práticas, promovendo o protagonismo estudantil e ampliando o alcance das políticas públicas voltadas à preservação do meio ambiente. Com o tema “Clima em Transformação: Cuidar da Terra é Cuidar de Todos”, a edição 2026 busca estimular reflexões sobre as mudanças climáticas e a importância da adoção de práticas sustentáveis por toda a sociedade.

A abertura aconteceu no Horto Municipal de Cabedelo, localizado no loteamento Bela Vista, e contou com uma Feira Expositiva Ambiental, reunindo projetos e iniciativas desenvolvidos em Cabedelo e outras localidades da Paraíba, que contribuem para a conservação ambiental, a sustentabilidade e a educação ecológica.

Na ocasião, o prefeito de Cabedelo, Evilásio Cavalcanti (Avante), aproveitou para realizar a entrega simbólica das camisas com proteção UV para a Cooperativa de Catadores de Lixo e também para os funcionários da Semam, logo em seguida fez um pronunciamento para o público presente.

“É preciso que haja um comprometimento maior por parte de cada um de nós. A arborização e a coleta seletiva são medidas fundamentais para preparar os futuros cidadãos e demonstrar um cuidado diário com nossa terra”, afirmou o prefeito Evilásio Cavalcanti.

Durante a Feira Expositiva, foram montados os estandes dos seguintes projetos expositores: Guardiões da Natureza, Peixe-boi (exposição Mamíferos Aquáticos), Ong Impact, Pescadores de Plástico, Peixes da Caatinga (UFPB), Preserva, Livres para Voar, Associação Guajiru, Remoção de Enxames (Apiário Belomel), Exposição de Taxiderma da Polícia Ambiental da Paraíba e do Preamar. Além destes, foram expostas as ações da Semam Cabedelo, distribuição de mudas de árvores nativas e outras iniciativas parceiras do município.

“Buscamos trabalhar sensibilização e conscientização, principalmente entre os mais jovens da rede pública de ensino. Nossa equipe, que é muito qualificada, tem conseguido promover uma verdadeira transformação a partir da educação ambiental”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Saulo Dantas.

Programação – Neste primeiro dia da semana especial, o Horto foi aberto à visitação de estudantes da rede pública municipal de ensino e também da população em geral, proporcionando uma oportunidade de troca de conhecimentos, experiências e boas práticas voltadas à preservação do meio ambiente. Por ali, passaram alunos dos anos iniciais (4°e 5°) das escolas municipais Adolfo Maia, Agripino José de Morais, Edlene Barbosa, Elizabeth Ferreira, João Roberto Borges e Plácido de Almeida.

Nos próximos dias 2 e 3 de junho, dentro da programação, ocorrerá o “I Tour Ecológico em Cabedelo”, com a participação dos estudantes das escolas municipais Altimar Pimentel e Maria das Graças Carlos Rezende com visitas a locais de importância ambiental, acompanhados por educadores, promovendo experiências práticas e reflexões sobre a preservação do meio ambiente.

Reforçando o caráter educativo e a integração entre poder público, estudantes e comunidade, a secretária de Educação de Cabedelo, Priscila Rezende, frisou o compromisso. “Queremos parabenizar alunos, educadores e agentes públicos engajados com as causas ambientais e reafirmar que estamos de portas abertas para desenvolver novas atividades envolvendo a rede municipal de ensino”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui