Tarcísio Jardim apresenta PL para instituir semana de conscientização da HTLV em João Pessoa 

 

O vereador de João Pessoa Tarcísio Jardim apresentou, na Câmara Municipal de João Pessoa, um Projeto de Lei que institui a semana de conscientização sobre o vírus HTLV, a ser realizado anualmente na primeira semana do mês de novembro, com o objetivo de dar visibilidade ao tratamento da HTLV.

Conforme o projeto, no decorrer da semana referida, serão realizadas ações, com a finalidade de: estimular a participação social das pessoas com HTLV; divulgar avanços, conquistas e boas práticas de políticas públicas relacionadas às pessoas
com HTLV; realização de palestras e eventos sobre o tema; divulgação de pesquisas e tratamentos e distribuição de informativos e insumos preventivos nos locais de maior circulação da população.

” A presente propositura tem por finalidade destacar a importância da conscientização do HTLV que é um retrovírus da mesma família do HIV, que infecta a célula T humana, um tipo de linfócito importante para o sistema de defesa do organismo. No Brasil, representa um problema de saúde pública, apesar de o número de pessoas infectadas ser proporcionalmente baixo, se consideramos as dimensões e a população do país”, justificou Jardim.

 

Dia Mundial de Conscientização do HTLV

Dia 10 de novembro, é um dia muito importante para parte da comunidade científica. É o Dia Mundial de Conscientização do HTLV (Vírus T Linfotrópico Humano), data estabelecida pela Sociedade Internacional de Retrovirologia. Provavelmente, poucos leitores saibam dessa data e tampouco o que é o HTLV. Grande parte desse desconhecimento está ligado ao contexto histórico da sua identificação, em 1980. O HTLV foi o primeiro retrovírus identificado pelo pesquisador estadunidense Robert Gallo nas suas pesquisas buscando a causa da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids).  Acontece que, logo em seguida (1983), Gallo identificou o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Assim, diante da dimensão e gravidade da infecção pelo HIV e da epidemia de AIDS, o HTLV ficou fora do foco das pesquisas, sendo negligenciado do ponto de vista científico e farmacêutico, não fazendo parte nem mesmo da lista de doenças negligenciadas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui