Tarcísio Jardim capacita agentes de segurança pública para atendimento pré-hospitalar em operações especiais

 

Durante uma operação, é possível que um policial sofra um ferimento por arma de fogo ou branca, entre outros artefatos. Pensando em garantir o socorro imediato e reduzir o número de mortes evitáveis enquanto o serviço hospitalar não chega, o vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim, tem capacitado diversos agentes de segurança pública, de forma voluntária, com intuito de garantir o conhecimento para aqueles que estão no dia-dia para garantir a segurança da sociedade.

O treinamento é composto por parte teórica e prática e inclui também simulação de atendimento. Durante o curso, os agentes aprendem sobre o controle de hemorragias com uso de torniquetes, preenchimento de feridas em áreas onde o torniquete não alcança – como ombro, pescoço e virilha, desobstrução de vias aéreas, identificação de perfuração no tórax e realização de curativos, entre outros cuidados que garantam a manutenção da temperatura no corpo, para que a vítima não tenha hipotermia.

“Com certeza, esse curso é de grande valia para todos os policiais, esse protocolo vislumbra a participação do policial no tempo zero do trauma. A gente precisa de alguém presente porque, em determinados traumas, o tempo é muito importante e, pela geografia de alguns locais e complexidades de algumas missões, o socorro tradicional muitas vezes demora um tempo. Então, é importante que o policial esteja presente e inicie o protocolo MARC, que tem como carro-chefe o controle do sangramento massivo,” frisou Tarcísio.

O treinamento contou com a participação de 15 policiais militares, 15 policiais penais e 10 agentes socioeducativos. Eles passam a está habilitado no no Protocolo Marc 1.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui