Tarcísio Jardim celebra a entrega de carteirinhas de identificação para pessoas com fibromialgia

 

O vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim (Patriotas), celebrou na manhã desta terça-feira (14), a entrega das carteirinhas de identificação de pessoas que sofrem de fibromialgia. O documento tem como objetivo facilitar o acesso desse público ao atendimento médico e está sendo implantado com base em legislação municipal. A entrega aconteceu no Espaço Equilíbrio do Ser, nos Bancários, e beneficia 40 pessoas cadastradas.

“Essa luta tem sido bastante intenso em nosso gabinete. Agradecemos ao prefeito Cícero Lucena por conceder mais esse direito à população e garantir com que a Lei seja cumprida em nossa cidade. A Lei desde o ano passado, já estava aprovada, mas não havia sido implantado e agora se torna realidade aos fibromiálgicos”, celebrou, Jardim.

A secretária executiva da Saúde, Rossana Sá, destacou que a fibromialgia é uma síndrome que traz muito sofrimento ao paciente. “Essa doença requer um tratamento integrativo e multidisciplinar e é por isso que no dia de hoje temos um marco no tratamento destes pacientes, que poderão ser acompanhados de perto e ter prioridade no atendimento”, explicou.

Acesso – Até agora 100 pessoas que possuem a síndrome já procuraram a Prefeitura para a produção do documento. O processo continua aberto para quem ainda não deu início ao cadastro. Para a emissão da carteira, o usuário deve se dirigir à sua unidade de saúde da família de referência, portando os seguintes documentos: RG, CPF, foto 3×4, Cartão SUS, comprovante de residência em João Pessoa e laudo atualizado de diagnóstico da fibromialgia. Caso o usuário não tenha um laudo médico, será encaminhado pela equipe de saúde da família para uma consulta com um reumatologista na Policlínica Municipal do Cristo ou Jaguaribe.

Fibromialgia – É uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. A dor é acompanhada de sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

Lei Municipal – A Lei Ordinária 13.991/2020 institui a Política Municipal de Proteção aos Direitos da Pessoa com Fibromialgia no município de João Pessoa, com diretrizes como atendimento multidisciplinar, participação da comunidade na formulação de políticas públicas voltadas para este grupo, disseminação de informações relativas ao tema, incentivo à formação e capacitação de profissionais especializados na assistência a este público e atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia nos órgãos municipais, empresas privadas e comerciais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui