O deputado estadual, Tarcísio Jardim (PP), durante sessão na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) desta terça-feira (09/04), levantou para o debate o tema da segurança pública no Estado.
Durante o discurso, o parlamentar defendeu que haja um aumento no efetivo das policias militares, civis e penais para garantir mais eficiência no combate à criminalidade.
Tarcísio também defendeu a instauração de uma audiência pública na Casa para que se elabore a Lei Orgânica da Polícia. O dispositivo tem como objetivo a criação de novos Comandos Regionais, Batalhões e Companhias independentes, além da abertura de vagas nos Quadros de Oficiais e Qualificação das Praças. A matéria também dispõe sobre a efetivação das gratificações funcionais e atualização do efetivo policial militar.
“Diminuição de número é pra fazer propaganda, mas pra deixar a sociedade segura não é. Existe uma equação muito forte na Polícia que é o seguinte, nós temos os crimes patrimoniais e tráfico de drogas, essa equação dificilmente se fecha porque quando você usa um contingente sufocado e desidratado que é o da Polícia Civil, Militar, Penal, Bombeiro… trabalha com menos da metade necessário, você não consegue fechar essa equação. Temos uma pauta muito importante que vai chegar nesta Casa que é a Lei Orgânica da Polícia Militar, Polícia Civil e Penal. Vai ser muito importante durante essa elaboração do debate trazer todas as entidades, trazer os representantes das classes”, argumentou Tarcísio.