O Título de Cidadania Pessoense é uma homenagem prestada às pessoas que, não tendo nascido no município, o adotam como lar e passam a trabalhar em prol do desenvolvimento do lugar. Com essa visão, o vereador de João Pessoa Tarcísio Jardim apresentou, na câmara municipal de João Pessoa, o Título de Cidadão Pessoense ao professor e atleta RAFAEL
BATISTA SANTOS LIMA.
Natural de Petrolina-PE, filho de Sr. Ednaldo de Lima Silva e Valdineidy Batista Santos Lima, o agraciado sempre apresentou predisposição às atividades físicas, concentrando suas ações, inicialmente, no futebol e posteriormente nos esportes que envolviam artes marciais.
Rafael Batista fundou o projeto “Jiu-jitsu no asfalto”, que é realizado nos sábados, período matutino, na orla de Cabo Branco, onde ensina e estimula diversas atividades físicas voltadas ao melhor desempenho da saúde corporal dos participantes. Igualmente ocorre com o projeto social “Bonde da esperança”, que é voltado para a distribuição de alimentos para pessoas carentes e que se encontram em situação de vulnerabilidade espalhados nesta cidade, a exemplo do Centro da cidade, entre outros bairros em que há concentração de pessoas em situação de rua, assumindo relevante postura altruísta.
Batista se profissionalizou no futebol, chegando a integrar diversos clubes futebolísticos.
Já nas artes marciais, escolheu o jiu-jitsu para se profissionalizar, aprimorando-se na
modalidade “brazilian jiu-jitsu”, inclusive competindo em diversos campeonatos nacionais e
internacionais, a exemplo de Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu, Campeonato SulAmericano de Jiu-jitsu etc. Atualmente, o agraciado é o professor/mestre da South Zone Team, onde leciona suas aulas da “arte suave”.