Vereador Tarcísio Jardim faz apelo por ampliação de turmas para nomeação de concursados da GCM em João Pessoa

Durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, o vereador Tarcísio Jardim fez um apelo direto à Prefeitura e à Secretaria de Segurança Urbana de João Pessoa para a ampliação imediata das turmas de formação dos candidatos aprovados no concurso da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Segundo o parlamentar, é urgente a criação de duas turmas com 100 alunos cada, sob risco de não haver efetivo suficiente para preencher as 200 vagas previstas.

“A cidade precisa agir agora. Se mantivermos o ritmo atual de turmas com apenas 50 candidatos, a nomeação de todos levará até dois anos. Nesse prazo, muitos já terão seguido para outras instituições, inclusive com melhores salários”, alertou o vereador.

Dos 400 candidatos inicialmente aprovados, menos de 300 permanecem aptos e interessados em assumir o cargo. A demora na convocação preocupa, especialmente diante do envelhecimento do atual efetivo da GCM. Hoje, João Pessoa conta com 430 guardas, com média de idade de 50 anos.

Tarcísio também destacou que, de acordo com a legislação federal, capitais como João Pessoa — com cerca de 850 mil habitantes — podem ter até 0,2% de sua população como efetivo da guarda, o que corresponderia a até 1.700 agentes. Já segundo parâmetros internacionais, como os da ONU, o ideal seria um guarda para cada 350 habitantes. Atualmente, a média na capital paraibana é de um guarda para cada 2 mil pessoas.

“É um grito de socorro da população. A segurança pública é um dos maiores clamores sociais do nosso país, e não podemos mais negligenciar essa pauta. Precisamos tratar essa questão com responsabilidade técnica e compromisso com a cidade”, concluiu o vereador.

O apelo visa não apenas o fortalecimento da segurança pública municipal, mas também a valorização dos concursados que, segundo ele, estão prontos e dispostos a servir João Pessoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui