‘Você Prefeito’: Eleições de demandas começam nesta segunda pela internet

 

A partir desta segunda-feira (14), os moradores da cidade de João Pessoa podem eleger as políticas públicas que achem necessárias para a melhoria de seus bairros e comunidades através do link www.joaopessoa.pb.gov.br/voceprefeito/. Este método de votação é inédito na ferramenta e marca a etapa do Ciclo 2022 da Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP) com a realização das Audiências Públicas que começam em março e se estendem até junho.

Como este ano a votação será feita de forma online, há toda uma estrutura de informação para que a população tenha acesso e use a plataforma. Um tutorial explica todos os passos para que o cidadão tenha suas escolhas garantidas. Para votar, é preciso cadastrar o CPF. O sistema, que foi desenvolvido pela Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI), está habilitado para aceitar apenas o voto de um cadastro por CPF.

Para o secretário Thiago Diniz, o mais importante de todo esse processo é garantir o protagonismo da população, que poderá indicar o que pode ser melhor para o lugar em que vive. “São os moradores da cidade que vão nos dizer o que querem. É nesse sentido coletivo, de construção junto com o povo que a gestão quer caminhar. Nós acreditamos na ferramenta e no fortalecimento do diálogo entre povo e Prefeitura”, afirmou.

A votação pela internet será dividida por regiões. Cada bairro ou comunidade pertence a uma determinada região. Então, cada uma delas terá seu período de votação estabelecido na plataforma. O primeiro período de votação está aberto para quem reside nos bairros das 2ª e 3ª Regiões da Participação Popular.

A Capital possui 14 Regiões da Participação Popular. Assim, é preciso saber a qual delas o morador pertence, de acordo com o local onde vive. Todas essas informações estão neste link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/mapa-das-regioes-de-participacao-popular/

Audiências Públicas – Ao todo, serão realizadas sete Audiências Públicas em João Pessoa, reunindo, cada uma, moradores e moradoras de duas Regiões da Participação Popular. Ao final de cada evento, serão anunciadas as políticas públicas mais votadas pela população. A primeira Audiência será no dia 22 de março com representantes das 2ª e 3ª Regiões.

O calendário das Audiências Públicas pode ser consultado aqui. https://www.joaopessoa.pb.gov.br/destaque/ciclo-2022-da-participacao-popular/