O secretário Hervázio Bezerra, titular da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), confirmou nesta quarta-feira (25) a realização da Copa Norte e Nordeste de BMX, na pista de bicicross localizada na área externa do ginásio Ronaldão, em João Pessoa. O evento, que contará com competidores de vários estados das duas regiões, ocorre no dia 13 de outubro e a confirmação veio depois de um entendimento entre o secretário e o representante da modalidade de BMX, na Paraíba, Ricardo Andrade.

A pista do Ronaldão, que leva o nome do saudoso motociclista Ylton Veloso Borges (Paraibinha), recentemente recebeu melhoramentos, no intuito de voltar a receber competições de nível local, regional e também nacional. “Foi realizado um trabalho intenso para que essa pista, que pertence ao Governo do Estado, pudesse voltar a ser sede de campeonatos da modalidade”, disse Harlen Vilarim, gerente executivo das unidades desportivas descentralizadas da Sejel.

BMX – A modalidade também chamada de bicicross é uma corrida com bicicletas especiais, que surgiu na década de 50, na Europa. BMX é um esporte igual ao motocross, só que utilizando bicicletas, já adaptadas para fazer muitas manobras e corridas na areia. A modalidade se divide em duas: o BMX Racing e o BMX Freestyle. No Racing as competições são mais focadas na parte de corrida, onde o competidor tem que fazer o percurso no menor tempo. Já o Freestyle, o atleta faz diversos tipos de manobras, e o tempo que ele utiliza não é tão importante, mas sim a dificuldade de realizá-las.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Send this to a friend