Cícero Lucena inspeciona obras da Orla Sul e projeta conclusão para fevereiro de 2026

O projeto Orla Sul, de duplicação de vias e urbanização em toda extensão do acesso às praias do Sol e Gramame, está na fase final de conclusão. Nesta sexta-feira (12), o prefeito Cícero Lucena inspecionou os trabalhos da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e projetou a conclusão para o próximo mês de fevereiro.

O gestor da Capital esteve acompanhado do vice-prefeito Leo Bezerra, do secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, além do executivo da Pasta, Luciano Pereira. Na ocasião, a comitiva percorreu os 7 quilômetros de extensão da Orla Sul, partindo da PB-008, no Valentina Figueiredo, seguindo pelas vias duplicadas, duas rotatórias criadas e a ligação entre as praias por meio de uma nova malha viária.

“Iniciando aqui no posto da Polícia Federal e, mais adiante, o fluxo se divide em duas direções. Uma rota segue por um trajeto até a praia do Sol, o outro vai para a Barra de Gramame, encontrando-se na rotatória para, então, restabelecer o fluxo em mão dupla ao longo da urbanização da Orla. Essa área ainda contará com estacionamentos e infraestrutura para receber turistas, facilitando o acesso e a permanência de um número crescente de visitantes nesse ponto turístico da cidade”, detalhou o prefeito.

O secretário Rubens Falcão disse que a Prefeitura já finalizou as calçadas, a ciclovia está praticamente pronta, com acessibilidade garantida em toda a extensão, e a iluminação em LED foi completamente instalada. Também foi iniciado o plantio de mais de 200 árvores. “A Prefeitura está investindo aproximadamente R$ 35 milhões neste projeto, que se estende por quase 7 quilômetros e inclui quatro pistas. Nosso objetivo é preparar a Orla Sul da Capital para receber não apenas os moradores, mas também um grande fluxo de turistas”, afirmou o secretário.

Intervenções – A implementação de um binário na Praia do Sol, otimizando o fluxo de veículos. O acesso à Praia do Sol foi beneficiado com a duplicação da pista, totalizando 4 quilômetros de extensão. Já o acesso à Praia de Gramame conta com uma pista simples de 2,3 quilômetros de extensão.

Mobilidade – Para garantir a fluidez do trânsito, foram instalados giradouros em pontos estratégicos. A mobilidade sustentável foi priorizada com a criação de ciclofaixas em toda a extensão da obra, somando quase 7 quilômetros, e a instalação de bicicletários em ambas as praias. A segurança e a sustentabilidade também foram contempladas com a nova iluminação em LED, utilizando 240 luminárias, e a completa sinalização vertical e horizontal das vias.

Infraestrutura completa – A Orla Sul possui ainda calçadas padronizadas em concreto, totalizando 45 mil metros quadrados, e a melhoria geral da acessibilidade em toda a área. Nas áreas de praia, o pavimento está sendo executado em piso intertravado, mais adequado ao ambiente costeiro. O estacionamento vai contar com 150 vagas, incluindo espaços dedicados a pessoas com deficiência.

Asfalto de vias complementares – Complementando as obras, diversas vias de acesso receberam pavimentação asfáltica, melhorando a conexão com a Orla Sul. Entre as vias contempladas estão: Rua Escritor Ramalho Leite, Rua Bio Pessoa da Silva, Rua Vitoriano Gonzales y Gonzales, Rua José de Souza Maciel, Rua Raimunda Cartaxo Araruna, Rua Sem Nome 7179, Rua Gutemberg de Souza e Rua Francisca Edite Fernandes Moreira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui