O deputado federal Damião Feliciano (União Brasil) sugeriu uma fórmula para resolver o impasse em torno da liderança da federação entre PP e União Brasil na Paraíba. Em entrevista ao programa Hora H, o parlamentar defendeu que a sigla com maior número de representantes no Congresso Nacional assuma a direção da agremiação no estado.
“A gente vai ter um regramento em relação à questão de quem vai ficar e de quem não vai ficar com a direção. Um dos pontos que está sendo colocado é o número de parlamentares. Tanto o valor do senador como o do deputado federal são semelhantes. Então, quem tiver mais parlamentares é quem deve assumir a direção do partido”, afirmou Damião.
Questionado se esse é o critério que ele pessoalmente defende, o deputado ressaltou que a proposta parte da cúpula nacional das legendas.
“Na realidade, essa equação não é minha. É da direção nacional. A cúpula é quem está decidindo e já está colocando esses pontos. Essa deve ser a equação para definir o comando”, reforçou.
Na prática, a aplicação desse critério favorece o Progressistas (PP). Em Brasília, a legenda conta com dois deputados federais – Aguinaldo Ribeiro e Mersinho Lucena – e, a partir da próxima semana, com a senadora Daniella Ribeiro. Já o União Brasil possui apenas dois parlamentares no Congresso: Damião Feliciano na Câmara e Efraim Filho no Senado.
A disputa pelo controle da federação no estado deve ganhar novos capítulos nas próximas semanas, à medida que as articulações nacionais se intensificam.
Acesso Político