A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco (FICCO-PE) deflagrou, na manhã desta terça-feira (15), a Operação Kéfale, que cumpre ordens judiciais na Paraíba e em outros dez estados brasileiros. A ação tem como alvo uma organização criminosa envolvida com tráfico interestadual de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios.
Coordenada pela Polícia Federal, a operação mobiliza mais de 400 agentes das forças de segurança integrantes da FICCO, que atuam simultaneamente nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins e Rondônia.
Segundo a investigação, o grupo criminoso operava com uma estrutura sofisticada de fornecimento de entorpecentes oriundos de rotas internacionais, com distribuição concentrada em Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco. A quadrilha mantinha ramificações na capital e na Região Metropolitana do Recife, com lideranças distribuídas em diversos estados, cadeia de comando organizada e atuação violenta nas regiões sob seu domínio.
Ao todo, estão sendo cumpridos 60 mandados de prisão preventiva e 49 mandados de busca e apreensão, além de medidas assecuratórias contra bens do grupo investigado. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Ipojuca (PE).
Acesso Político