Dezembro Vermelho: Infectologista alerta para a falta de cuidado dos mais jovens com o HIV/Aids

A campanha Dezembro Vermelho busca conscientizar a sociedade sobre o HIV/Aids e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Um aspecto em particular tem preocupado as autoridades da área de saúde: a exposição dos jovens ao vírus HIV, que transmite a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). A médica infectologista Kilma Pinto, que integra a equipe da Funasa Saúde, operadora de planos de saúde com mais de 30 anos cuidando de pessoas, alerta que os jovens estão se expondo mais ao perigo e as pessoas precisam ter informação, prevenção e cuidado.

Os números demonstram que a preocupação tem fundamento. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) revelam o avanço dos casos de HIV/Aids entre os jovens na faixa dos 15 a 29 anos. Em 2024, os novos registros totalizaram 476, sendo 83 testagens positivas para o HIV e 389 diagnósticos da Aids. Este ano são 461 casos de HIV/Aids, com novas 44 pessoas contaminadas pelo vírus e 317 diagnosticadas com a doença apenas na faixa etária mais jovem da população.

De acordo com Kilma Pinto, a sociedade atual vive uma época onde as pessoas não estão mais condicionadas a entender a importância da infecção do HIV. “Essa geração mais jovem, ela não vivenciou o momento que era realmente de muito pânico entre as pessoas que adquiriram o HIV/AIDS”. Ela acrescenta que “hoje, com o tratamento eficaz, a testagem, a gente consegue fazer com que esse paciente tenha o seu diagnóstico mais precoce e, desse modo, ele faça o seu tratamento adequadamente, podendo suprimir esse vírus e manter uma qualidade de vida que trará para ele condições de trabalho, de vida plena, inclusive conjugal”.

A infectologista da equipe Funasa Saúde afirma: “O objetivo maior é que a gente consiga fazer uma testagem, um diagnóstico precoce, dessa forma iniciar o mais rápido possível o tratamento desse paciente, inclusive quebrando a teia de transmissão”.

Kilma Pinto recomenda aos pais e responsáveis que conversem sobre a vida sexual dos filhos. “É muito importante que os pais compreendam que antes mesmo de seus filhos iniciarem sua vida sexual, eles precisam ter consciência em relação ao seu corpo e aos cuidados com o seu corpo”, diz.

A especialista da Funasa Saúde destaca a importância da campanha “Dezembro Vermelho” para trazer à população informações sobre a importância da prevenção, tratamento e cuidados em relação ao HIV. “A população, principalmente a população mais jovem, precisa tomar conhecimento com relação ao vírus do HIV, ao paciente AIDS e todas as complicações advindas da imunossupressão que esse vírus pode trazer”, relata.

Sobre a Funasa Saúde
A Funasa Saúde é uma associação genuinamente paraibana que opera planos de saúde. Todas as informações sobre o processo de adesão à Funasa Saúde estão disponíveis no perfil no Instagram da Funasa Saúde (@funasasaude) ou através do telefone 3244-4220.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui