Estudantes do 3º e 4º períodos do curso de Direito da Fesp Faculdades ficaram ainda mais entusiasmados com a profissão depois de visitarem, nesta sexta-feira (11), o Museu do Poder Judiciário. Ao conhecerem a história, percorrendo os espaços do Palácio da Justiça, eles puderam ver como tudo funciona.
Entre os ambientes visitados, esteve o Pleno do Tribunal de Justiça, local onde os alunos foram recepcionados pelo presidente da Corte, desembargador Fred Coutinho, e o vice-presidente, desembargador João Batista Barbosa. “Acreditem em vocês, sonhem e lutem, mas nunca deixem de estudar. A única riqueza que temos não é o valor material, mas o conhecimento. Esse aí ninguém tira de você. O Tribunal está de portas abertas de verdade, porque estamos aqui para servir ao povo”, disse o desembargador-presidente.
Presidida pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, a Comissão de Cultura e Memória do TJPB é responsável pela administração do museu. O magistrado explicou que as visitas podem ser feitas por estudantes e, também, turistas. “Estamos exibindo processos históricos de muito valor, cada um no seu tempo, no tempo do Império, no tempo da República, e o Tribunal estará sempre aberto para visitação, incluindo grupos de estudantes e turistas, sejam paraibanos, que vêm do interior e não conheciam o tribunal, ou então de outros países”, destacou.
Os alunos da Fesp fizeram a visitação acompanhados pela professora Camila de Araújo Cavalcante, que ressaltou a importância de ter o TJPB aberto as portas para esse conhecimento. “É muito importante que eles, ainda enquanto estudantes e acadêmicos do curso de Direito, possam ter acesso ao Tribunal de Justiça, conhecer um pouco de sua história e também do seu funcionamento. Entender que este órgão faz parte da realização da justiça e fazer com que eles estejam com esse contato direto. Assim, eles podem ter uma ideia do que esperar no futuro”, falou.
Letícia Lopes Dias está no 3º período do curso de Direito e ficou encantada com a história do Poder Judiciário. “É incrível ver como as coisas funcionam na prática, como tudo se constrói, como a máquina judiciária funciona. É realmente lindo de ver e inspirador para quem está começando”, finalizou.
Agendamento – Para agendar visitas em grupo ao Museu do Poder Judiciário, os interessados podem entrar em contato pelos telefones: (83) 3612-6797 e (83) 99143-7273 (WhatsApp). O agendamento pode ser feito, também, pelo e-mail – museu@tjpb.jus.br. Para saber mais sobre o Museu do TJPB, o cidadão pode seguir o Instagram @museutjpb.