Reformas em fóruns, renovação de equipamentos, inovação e investimento em tecnologia. Resultados de uma ‘Gestão em Movimento’ que ultrapassam questões materiais e imprimem um trabalho humanizado que coloca servidores e servidoras do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) em evidência, pois são eles os maiores conhecedores das necessidades do seu dia a dia no ofício.
Seis meses após dar início ao projeto que abriu os ouvidos do Poder Judiciário paraibano para seus trabalhadores(as), o presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, reuniu-se, virtualmente, nesta quinta-feira (06), com representantes das seis circunscrições envolvidas para apresentar um balanço das ações que resultaram do ‘Gestão em Movimento’.
“O projeto é verdadeiramente para colocar o Judiciário em movimento, não é estático, é o dia a dia do servidor, que é a base de tudo. O nosso principal objetivo é aproximar a administração da realidade das comarcas, ouvindo magistrados, servidores e colaboradores, identificando demandas locais e construindo soluções de forma colaborativa”, ressaltou o magistrado.
Os avanços estão aprovados pelos participantes. “A administração optou por sair do gabinete e ir pessoalmente sentir e ver o problema. Essa aproximação é algo novo, a possibilidade de abrir esse diálogo é muito importante. O senhor nos fez visíveis”, disse Teófilo Júnior, técnico judiciário da Comarca de Pombal.
Fases do projeto – Na primeira fase, o projeto ‘Gestão em Movimento’ levou a administração a todas as sedes de circunscrições durante o mês de maio. Uma iniciativa que inovou, ao ouvir magistrados e servidores, para identificar demandas locais e fortalecer o diálogo institucional. Agora, o TJPB está na estrada com a segunda fase do projeto. Dessa vez, prestando contas das ações concluídas e aquelas em execução, em atendimento às demandas apresentadas durante as seis plenárias.
Balanço das ações – Em Catolé do Rocha já foram emitidas as ordens de serviço para começar os trâmites do processo de licitação para a reforma do fórum. A principal demanda é criar um estacionamento para servidores e melhorar a acessibilidade para pessoas com deficiência.
Os primeiros passos para a reforma do fórum de Pombal também estão sendo dados. Por lá, os pedidos são um novo depósito e arquivo, aterramento do prédio e adequação das salas para audiências híbridas.
Outro fórum que vai receber melhorias é o de São Bento. A previsão é que seja feito um estacionamento coberto para os servidores e melhoria na drenagem das chuvas.
Os principais eixos do projeto Gestão em Movimento são:
Escuta ativa e diagnóstico – Colher dos servidores e magistrados quais são os principais desafios locais: estrutura, tecnologia, condições de trabalho.
Dinâmicas participativas – Por exemplo, a dinâmica ‘Presidente por um Dia’, que estimula os participantes a definirem prioridades se estivessem na presidência.
Construção de soluções e encaminhamentos – A partir dos dados coletados, o TJPB utiliza essas informações para planejar ações de curto, médio e longo prazo, inclusive no orçamento.
Capacitação e inovação – Oficinas de futurismo e design thinking, visando formar servidores e magistrados com foco em transformação e melhoria contínua.
O projeto ‘Gestão em Movimento’ se consolida como uma prática permanente do Poder Judiciário da Paraíba, voltada à valorização das pessoas, à eficiência administrativa e à melhoria da prestação jurisdicional.








