O governador João Azevêdo participou, nesta terça-feira (3), da solenidade de comemoração pelos 194 anos da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), realizada no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual fez um balanço dos investimentos do Governo da Paraíba na Corporação, que teve o efetivo ampliado em mais de 2,1 mil novos integrantes por meio da realização de concursos públicos.
O evento foi marcado pela entrega de atos promocionais e de láureas e medalhas a militares reconhecidos pela notabilidade dos serviços prestados à sociedade e também a civis, como o próprio governador. “Desde que chegamos ao Governo, em 2019, ocorreram 18,1 mil promoções — isso é respeito. Nós respeitamos a instituição Polícia Militar da Paraíba. Conseguimos fazer, através de uma Lei de Organização extremamente moderna, essa revolução que a Polícia Militar vive hoje na Paraíba”, disse João Azevêdo.

O vice-governador Lucas Ribeiro, em seu discurso, também evidenciou o momento atual da PM. “A Polícia Militar, assim como todas as Forças de Segurança, vive um momento diferenciado. Vive um bom momento. Isso não quer dizer que não temos desafios a enfrentar. Mas tudo isso se resume a decisão. Decisão de que temos investido aqui na Paraíba mais de R$ 200 milhões em infraestrutura e em equipamentos. Mas também são investimentos nas pessoas, nos homens e mulheres que servem à nossa Paraíba, com valorização e com aprovação de leis como a LOB, aprovada ano passado e que tem possibilitado avanços nas carreiras policiais da Paraíba”, comentou.
O secretário-executivo da Segurança Pública e Defesa Social, Lamark Donato, evidenciou a evolução pela qual a Polícia Militar passou nos últimos anos. “Hoje, podemos comemorar os 194 anos da Polícia Militar de maneira muito mais vantajosa — técnica e profissionalmente falando —, com recursos, com material, com melhores condições de trabalho que superam e muito tudo o que vimos na história. Todos se lembram que muitas vezes a gente usava armas pessoais para defender a sociedade, porque a arma da caserna não era boa o suficiente”, contou.



O comandante-geral da PMPB, coronel Sergio Fonseca, também destacou os avanços da Corporação ao longo dos últimos anos. “Nos meses de agosto e dezembro do ano passado, nós tivemos as duas maiores promoções do Estado da Paraíba. Daqui a dez dias, estou comemorando 30 anos de Polícia Militar e não tenho a menor dúvida em afirmar que essa instituição, que hoje chega aos seus 194 anos, vive o seu melhor momento da nossa história. A Polícia Militar tem tido investimentos nunca antes vistos”, disse, ao exemplificar a afirmação com a compra de armamentos de última geração.
O deputado estadual João Gonçalves, que representou a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), destacou: “Quando o governador João Azevêdo me convidou para ser secretário de Articulação Política, a primeira missão que ele me deu foi receber todas as entidades que representam as forças de segurança. Isso demonstra muito bem o respeito que o Governo da Paraíba tem pela Polícia Militar, que hoje está num patamar totalmente diferente daquele que eu presenciei como deputado.”
A solenidade pelos 194 anos da Polícia Militar da Paraíba foi prestigiada, ainda, pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares (PMPB), coronel Marcelo Araújo; e Ronildo Souza, subcomandante da PMPB.







