A ONG SZT – South Zone Team e outras importantes instituições esportivas podem receber o título de utilidade pública no município de João Pessoa. A proposta foi apresentada pelo vereador Tarcísio Jardim, que encaminhou projetos de lei à Câmara Municipal visando reconhecer oficialmente o trabalho social e esportivo desenvolvido por essas organizações sem fins lucrativos.
Com forte atuação na capital paraibana, a SZT tem como missão promover a inclusão social e o desenvolvimento humano de crianças, adolescentes e adultos, por meio da prática esportiva. A ONG trabalha na formação ética, profissional e cidadã de seus participantes, além de atuar em áreas como sustentabilidade, cidadania e prevenção de riscos sociais.
“A SZT é um verdadeiro exemplo de como o esporte pode transformar vidas. Reconhecer sua utilidade pública é mais do que um gesto simbólico — é dar suporte para que a ONG continue crescendo e impactando positivamente a juventude da nossa cidade”, declarou o vereador.
Além da SZT, o projeto de Tarcísio Jardim inclui outras três entidades esportivas que se destacam na Paraíba: a Federação Paraibana de Judô (FEPAJU), a Federação Paraibana de Luta Olímpica (FPBLO) e a Associação Desportiva Paraibana (ADP). Todas são responsáveis por promover o esporte como ferramenta de inclusão, saúde e educação, atendendo tanto atletas de alto rendimento quanto jovens em situação de vulnerabilidade social.
Com o reconhecimento de utilidade pública, essas instituições poderão firmar convênios com o poder público, obter apoio institucional e ampliar suas atividades, beneficiando ainda mais pessoas em João Pessoa. A proposta agora segue para análise e votação na Câmara Municipal.







