Paraíba registra 19ª doação de múltiplos órgãos de 2026 e reforça importância da solidariedade para salvar vidas

A Paraíba registrou, nesta sexta-feira (12), a 19ª doação de órgãos de 2026. O procedimento foi realizado no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, após a confirmação do diagnóstico de morte encefálica de um homem de 48 anos, vítima de Acidente Vascular Encefálico Isquêmico.

A doação é a quarta captação de órgãos realizada no mês de junho e reforça a importância da conscientização sobre a doação como um gesto capaz de transformar vidas. Após o consentimento da família, as equipes iniciaram a cirurgia de captação. Foram doados o fígado, os rins e as córneas.

A diretora da Central Estadual de Transplantes da Paraíba, Rafaela Carvalho, ressaltou a importância de conversar com os familiares sobre o desejo de ser doador, uma vez que a autorização da família é indispensável para a efetivação do processo. “É fundamental que as pessoas conversem com seus familiares sobre o desejo de ser doadoras. No Brasil, a doação de órgãos só acontece com a autorização da família. Quando esse desejo é manifestado em vida, a decisão se torna mais segura e respeita a vontade da pessoa. Falar sobre doação é falar sobre a possibilidade de salvar vidas”, ressaltou.

Com a captação realizada nesta sexta-feira, a Paraíba alcança a marca de 19 doações de órgãos em 2026, contabilizando 64 transplantes realizados este ano. Atualmente, 869 pessoas aguardam por um transplante na Paraíba.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui