Prefeito Luciano Cartaxo faz reunião on line com secretários, orienta medidas e coloca 11 Secretarias de plantão para minimizar efeitos das chuvas

 

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, promoveu reunião com 11 secretários municipais no final da manhã e início da tarde deste sábado para avaliar o quadro gerado pela intensidade das chuvas registradas nas últimas horas na Capital e orientar medidas para minimizar os efeitos nas comunidades e na cidade. As precipitações já atingiram 169 milímetros de ontem para hoje e o acumulado no mês de maio é de 472,8 milímetros, 167% acima do previsto para o período.

Participaram da reunião os secretários da Defesa Civil, Desenvolvimento Social (Sedes), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura, Habitação, Saúde, Planejamento, Educação, Gabinete, Articulação Política e Comunicação.

Ao final da reunião, Cartaxo determinou que todas as secretarias se mantenham de plantão e disponibilizem equipes mobilizadas e trabalhando para prestar assistência imediata em caso de problemas e possíveis chamados da população.

A Defesa Civil e as secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano e Habitação se preocupam com problemas de infraestrutura nas comunidades. Além de pessoal, as pastas estão equipadas com máquinas para intervenções gerais. Já as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Gabinete e Articulação Política estão preparadas para assistência a possíveis famílias desalojadas, com alojamento, alimentação e assistência médica.

De acordo com o relato de secretários, os rios que cortam João Pessoa subiram de nível devido ao grande volume de chuvas e causaram problemas nas comunidades Tito Silva e São Rafael, com a inundação de algumas casas. Todas as famílias atingidas já receberam assistência. Um problema novo surgiu nas comunidades Nova Jerusalém, em Colinas, e Terra Prometida, em Gramame. São áreas de ocupação em terreno de represa. A Prefeitura mobilizou várias equipes para tentar resolver o problema e dar assistência às famílias daquelas localidades. Outra comunidade atingida pelas águas foi a João Paulo II, que também já recebeu assistência das equipes municipais.

Durante a reunião, foi possível perceber que as antigas áreas de alagamento, como Timbó, bairro São José, onde quase 200 famílias foram retiradas da beira do rio, Saturnino de Brito e diversas outras, suportaram bem o grande volume de chuvas e não registraram inundações de casas. Apesar das fortes chuvas, vários pontos de alagamento dentro da cidade também suportaram o grande volume d’água e os problemas foram bem menores.

A Defesa Civil de João Pessoa informou que existe um alerta vermelho da Defesa Civil Nacional para as próximas 24 horas, indicando que as precipitações vão continuar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui