A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), está ofertando 710 vagas para alunos do curso gratuito de Microempreendedor Individual (MEI), oferecido pelo Qualifica Mais Progredir, programa do Governo Federal. Além disso, há vagas para professores bolsistas, com convocação imediata. Para este público, as inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira (10).
O curso pretende auxiliar empreendedores a formalizar seus negócios, como explica a coordenadora do Acessuas Trabalho, Kaline Guerra. “Nosso objetivo é que o profissional saia da informalidade e se registre como Microempreendedor Individual, principalmente nesse momento de pandemia, em que observamos o aumento dos profissionais autônomos. O Acessuas Trabalho está à disposição para auxiliar esses alunos, inclusive após o curso, encaminhando para os serviços da Prefeitura, de linhas de crédito ou qualquer outra ferramenta que ajude na implementação desse negócio”, explicou.
O curso é realizado de forma presencial, com carga horária de 160 horas. Podem se inscrever os beneficiários do Cadúnico com idade de 18 anos ou mais, que tenham concluído o ensino fundamental. Os alunos ainda terão direito a assistência estudantil, valor pago por hora/aula assistida, recebido por meio da Bolsa-Formação, regida pela Lei nº 12.513/2011.
As inscrições são realizadas na sede do Acessuas Trabalho, na Rua Professor Sizenando Costa, 57, bairro do Roger. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. E nos Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de cada bairro. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com as equipes do Acessuas Trabalho pelo telefone 3214-3112, ou e-mail acessuasjp@outlook.com.
Inscrição de professores – Já os profissionais que se interessarem em atuar no programa Qualifica Mais Progredir no quadro de professor bolsista, devem seguir as orientações disponibilizadas em edital no link: http://www.ufrpe.br/br/content/edital-de-sele%C3%A7%C3%A3o-simplificada-qualifica-mais-progredir-n-009-2022-professor-jo%C3%A3o-pessoa.
As vagas são direcionadas para as áreas de administração, ciências contábeis, economia, jornalismo, comunicação social, marketing, publicidade e propaganda, ciência da computação ou tecnologia da informação e psicologia. Para esse público, as inscrições estão abertas até o dia 10 de junho.
A coordenadora também falou sobre o quantitativo de vagas para professores. “Não temos como prever um número certo de vagas, porque para cada conteúdo ministrado temos o quantitativo de dois professores, ou mais, dependendo da necessidade. Os profissionais serão convocados de acordo com as demandas”, esclareceu.
Documentação necessária para inscrição:
– Documento de Identidade (RG);
– CPF;
– Comprovante de nível de escolaridade completo (Declaração, Histórico ou Certificado), constando nome da escola/instituição e ano de conclusão;
– Certidão de Casamento ou Nascimento;
– Comprovante de residência;
– Comprovante de dados bancários (Banco, Agência, Conta e Tipo da Conta);
– Comprovante contendo o Número de Identificação Social (NIS/PIS);
– Certificado de Alistamento Militar – CAM ou Certificado de Dispensa de Incorporação – CDI (Para candidatos do sexo masculino);
– Comprovante de quitação eleitoral.