O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowsley (PSD), se pronunciou sobre a ação movida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), que solicita a mudança de nomes de logradouros públicos na capital paraibana que fazem referência a figuras históricas associadas a regimes ditatoriais.
Durante entrevista, Dowsley afirmou que, caso a proposta avance, sua execução será complexa e polêmica. Para ele, existem questões mais urgentes a serem tratadas pela população no momento.
“Sem querer desmerecer o Ministério Público, mas há assuntos mais importantes que estão na pauta da população do que essa mudança agora. Como é que eu vou mudar o nome da rua Getúlio Vargas? Da avenida Ernesto Geisel? E o bairro do Geisel? Será que a população vai aceitar retirar esse nome? Vai ficar sem nome? Qual seria o novo nome?”, questionou o parlamentar.
A ação do MPPB faz parte de um esforço para reavaliar homenagens públicas a figuras históricas ligadas a regimes autoritários, como parte de um movimento nacional que discute memória, verdade e reparação histórica. No entanto, como indicam as falas de Dinho Dowsley, o tema deverá enfrentar resistência no âmbito legislativo e junto à opinião pública.
Acesso Político com informações do ClickPB