Procurador-Geral do Estado confirma número de vagas para o concurso público da PGE-PB

O procurador-geral do Estado, Fábio Andrade Medeiros, confirmou em contato com a Redação do Portal WSCOM a quantidade de vagas que serão ofertadas no próximo concurso público para a Procuradoria-Geral do Estado da Paraíba (PGE-PB). Ele também comentou sobre o provável período de divulgação do edital e realização da prova para o certame, que é um dos mais esperados pelos concurseiros da área jurídica em todo o país.

Segundo Fábio Andrade, serão ofertadas 12 vagas para o cargo de procurador do Estado da Paraíba. A comissão responsável pela organização inicial do concurso, presidida pelo próprio procurador-geral do Estado, já iniciou os trabalhos para elaboração do edital de abertura que deverá ser lançado ainda este ano.

“Vamos reunir a comissão organizadora para definir o regulamento do concurso, as questões preliminares sobre o edital e o processo para contratação da empresa que ficará responsável pela realização do concurso. São 12 vagas e, provavelmente, o edital estará na rua provavelmente até o final do mês de novembro, e a prova deverá ser realizada no primeiro semestre do próximo ano”, disse.

De acordo com o ato publicado no Diário Oficial Estado do último dia 1º deste mês, foram designados sete membros pra comporem a comissão interna que ficará responsável pela organização inicial do certame. São eles: o procurador-geral do Estado, Fábio Andrade Medeiros; o procurador-geral adjunto, Paulo Márcio Soares Madruga; os procuradores de Estado Daniele Cristina Cesário Tavares de Albuquerque, Felipe Tadeu Lima Silvino, Ricardo Ruiz Arias Nunes; e o advogado Wilson Ribeiro de Moraes Neto, representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Secional da Paraíba (OAB-PB).

Poucos profissionais na ativa

 

A PGE-PB conta atualmente com apenas 49 procuradores de Estado em atuação. De acordo com o presidente da Associação dos Procuradores do Estado da Paraíba (ASPAS), Flávio Lacerda, muitos dos aprovados nos últimos concursos na Paraíba migraram para outras carreiras, e outros pediram aposentadoria. “Estamos com um déficit de quase 50 procuradores de carreira e isso dificulta o trabalho de defesa do Estado. Quem sofre com isso somos todos nós paraibanos e contribuintes, que precisamos desse reforço nos quadros da Procuradoria”, pontuou.

Ele ressalta que a realização do concurso público para procurador do Estado é um pleito antigo defendido pela ASPAS, que foi apresentado ao então candidato a governador da Paraíba, João Azevêdo, nas eleições de 2018, e, garantido a sua realização pelo atual Chefe do Poder Executivo estadual em duas audiências com representantes da categoria este ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui