Projeto Acesso Cidadão: Tarcísio Jardim prestigia evento na praia do Cabo Branco

 

O projeto Acesso Cidadão, realizado na praia do Cabo Branco, retomou as atividades neste sábado (14). Uma das novidades apresentadas foi a ampliação do serviço, dando oportunidade para a prática do jiu-jitsu adaptado para pessoas com mobilidade reduzida.

Na oportunidade, o Vereador de João Pessoa e campeão Mundial de Jiu Jitsu, Tarcísio Jardim participou do evento e teve a oportunidade de conhecer o trabalho incrível  do presidente da AC Social, Genilson Lima, um dos responsáveis por criar mecanismos para atender as pessoas  com  portadores de deficiência física.

” No evento estavam os para-atletas do Jiu Jitsu da Associação Paraibana de jiu-jítsu Paradesportivo do professor e para-aleta Rômulo Martins , onde tive o privilégio de dar treino de jiu jitsu com essa galera massa, energia incrível, que dão uma aula de como amar a vida e ser grato a Deus pelo dom de viver.  Vamos fazer de tudo para ajudar esse projeto e trazer mais conforto e atenção para esses cidadãos e atletas que podem trazer muitos títulos e alegria para nossa cidade”, ressaltou Tarcísio.

Genilson Machado Lima, presidente da AC Social, afirmou que a associação pretende criar mecanismos para atender as pessoas todos os dias da semana e não apenas aos sábados. “Estamos estudando ampliar esse serviço com vários tipos de plataforma para podermos atender também o turismo adaptado para agregar valor à cidade, para que ela abrace melhor, não apenas as pessoas com deficiência, mas todas as pessoas que têm mobilidade reduzida. “Eu sempre digo, eu não sou deficiente, e sim o sistema, e que temos que englobar toda a sociedade”, observou.

Nos finais de semana, cerca de 30 voluntários se somam à AC Social nesse trabalho. Quando há algum tipo de evento, esse número chega a ser triplicado. “Nós também estamos fazendo parcerias com o setor acadêmico, que vem realizando trabalhos acadêmicos específicos com a gente”, afirmou Genilson Machado.

10 anos – O trabalho da AC Social está completando 10 anos em novembro do Projeto Acesso Cidadão. “Do projeto, todos são voluntários. Já passaram por aqui gente de quase todo o Brasil, e até do exterior. Então, oferecemos banho de mar, com a cadeira anfíbia, o vôlei sentado, e hoje teremos o Jiu Jitsu adaptado. Então, cada vez mais, estamos trabalhando para ampliar o atendimento e ter um trabalho especial a esse público, porque todo mundo vai envelhecer e ter a sua mobilidade reduzida”, disse.

Genilson Machado afirmou que ainda não há uma instituição, um patrocínio direto, mas qualquer um pode ajudar. “Basta nos procurar, que passamos um planejamento de execução de equipamentos e de algumas mão-de-obra que a gente precisa para fazer manutenção das cadeiras, por exemplo, Mas, o parceirão aqui na praia tem sido a Prefeitura de João Pessoa”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui