TCE determina que PMJP não conceda mais pensões a dependentes de ex-vereadores e ex-prefeitos falecidos

A Prefeitura de João Pessoa não poderá mais conceder o benefício de pensões a dependentes de ex-prefeitos e ex-vereadores, de acordo com decisão do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) publicada na edição da próxima quarta-feira (14) do Diário Oficial. Os benefícios são pagos pelo Instituto de Previdência Municipal de João Pessoa (IPM-JP) e não se tratam de benefícios previdenciários.
CONFIRA A DECISÃO

De acordo com a lei nº 4.879 de 1985, a Prefeitura podia conceder, através de decreto, pensão aos dependentes legais de ex-vereadores e ex-prefeitos do município que tivessem falecido no exercício do mandato ou fora dele. Ainda segundo a lei, a pensão concedida seria de 50%, calculada sobre a remuneração total do vereador e do subsídio e representação do prefeito.

De acordo com a decisão, que teve relatoria do conselheiro Marcos Antonio da Costa, a norma de concessão de pensões aos dependentes dos políticos não foi recepcionada pela Constituição Federal de 1988.

Caso o prefeito Luciano Cartaxo não cumpra a decisão do TCE-PB, estará sujeito a pena de multa e imputação de débito, em valor semelhante ao prejuízo causado, além de subsidiar a análise da prestação de contas anual, em seu desfavor. A decisão trouxe ainda a recomendação ao Procurador Geral de Justiça para adotar as medidas pertinentes ao exame da constitucionalidade da lei.

 

Litoral PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui