Vereador defende estruturação de políticas públicas para autistas na Capital

Baseado no crescimento constante do número de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, o vereador Tibério Limeira (PSB) alertou para a necessidade da estruturação de políticas públicas voltadas para o segmento na Capital. O parlamentar citou como exemplo a alteração em lei municipal que expande para estabelecimentos públicos a inserção do Símbolo do Transtorno como atendimento prioritário.

Tibério Limeira, que foi o segundo a se pronunciar na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta terça-feira (27), ressaltou que seu projeto de lei pretende alterar a Lei 13.086, de autoria do vereador Lucas de Brito (PSL), ampliando a inserção do símbolo do atendimento prioritário, já garantido em instituições privadas, para também todos os órgãos da administração direta e indireta.

“Precisamos incluir na ementa os estabelecimentos públicos. Venho no papel de pai e de vereador para fomentar políticas afirmativas a diversos segmentos da sociedade, em especial para pessoas com deficiência. Precisamos dizer que essas pessoas existem, o transtorno não tem traços morfológicos, porém não quer dizer que a pessoa não tenha essa condição, precisamos dar visibilidade a isso”, explicou.

O parlamentar ressaltou que seu projeto é apenas um viés da estruturação de políticas públicas para o segmento. “A inserção do símbolo nos estabelecimentos é um debate importante, mas não é definitivo. Temos que trabalhar por uma clínica escola e por atendimentos especializados, pois cada pessoa tem sua particularidade e tratamento diferenciado”, afirmou Tibério ressaltando ainda a importância do profissional psicopedagogo no tratamento.

O vereador Lucas de Brito concordou com a ampliação da lei de sua autoria e destacou a necessidade de conscientização da população e dos gestores públicos de que as pessoas com transtorno do espectro autista também são enquadradas como pessoas com deficiência e, por isso, estão incluídas no atendimento preferencial. “Temos que dar a visibilidade necessária para uma deficiência que não é visivelmente perceptível”, defendeu.

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Acessibilidade, vereador Damásio Franca (PP), sugeriu usar o espaço da frente para fazer a fiscalização da lei que já está em vigor. Bruno Farias (PPS) apoiou veementemente Tibério Limeira na causa. “Saiba que quando o assunto for a defesa e garantia dos direitos do autista, vossa excelência terá em todos nós parlamentares pessoas que estarão trabalhando ao seu lado”, destacou Bruno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui