A Micaroa, o maior evento de carnaval fora de época do Brasil, pode estar de volta. Foi o que revelou o empresário e diretor-presidente do Sistema Arapuan de Comunicação, João Gregório, ao falar nesta quarta-feira (22) sobre a possibilidade de retorno do evento consagrado durante décadas em João Pessoa.
Ao programa Arapuan Verdade, Gregório admitiu a possibilidade de construir uma parceria com o segmento de eventos e o setor público para que a Micaroa retorne ao calendário oficial de eventos e aqueça o turismo e a economia pessoense durante a sua realização.
O empresário sugeriu ainda que ele acontece a partir de um consenso do setor. Questionado sobre qual data o evento poderia ressurgir, ele sugeriu o mês de outubro, uma vez que ele não entraria em choque com o calendário oficial de eventos da cidade, a exemplo do Fest Verão e Carnaval Tradição.
“Eu aceito o desafio de tentar realizar a Micaroa, mas esse é um processo de muita responsabilidade e requer muito estudo e, principalmente, parcerias. Não podemos atrapalhar os eventos já existentes e o ideal é que haja um consenso para que a festa possa voltar a ser realizada, gerando emprego e renda”, disse João Gregório.
Sobre a Micaroa
A primeira versão da Micaroa ocorreu nos dias: 13, 14 e 15 (respectivamente: sexta, sábado e domingo) do mês de Janeiro de 1995 e contou com dois blocos oficiais: Batuke, puxado pela banda Cheiro de Amor; e Nana Banana, puxado pela banda Chiclete com Banana. Desde sua primeira versão – 1995 – a Micaroa buscava manter-se atual. Visava além de outros pontos, uma melhor estrutura carnavalesca fora de época, para continuar agitando numerosos foliões.
Outras grandes versões da Micaroa merecem registro. A exemplo disso, merece destaque, a que foi realizada nos dias: 08, 09, 10 e 11, respectivamente: quinta, sexta, sábado e domingo, de 1998. Vale ressaltar ainda que, a abertura da Micaroa neste ano aconteceu nas dependências da casa de shows Forrock tendo como principais atrações Asa de Águia e Ricardo Chaves.
Depois de muitos altos e baixos nos dias 30, 31 de Janeiro e 01 de fevereiro de 2004, acontecera a última versão da Micaroa, que contou com três blocos oficiais: Crocodilo, sendo puxado pelas atrações: Araketu e Ricardo Chaves; Uau!, puxado pela banda: Babado Novo; e Nana Banana, puxado pela banda Chiclete com Banana. Foi uma noite de sucesso absoluto e despedida na orla marítima (entre as praias de Cabo Branco e Tambaú) da capital paraibana.
No dia 17 de Julho de 2005 a diretoria da Planart Promoções e Eventos – empresa que promovia o evento – ainda não tinha conseguido local para a realização da micareta em face de vários fatores a impedir o andamento normal do carnaval fora de época, mesmo porque não houve consenso da organização com a gestão do município naquele ano. Àquela época, informou-se que ela fora proibida na orla marítima por causa de inúmeras reclamações dos moradores.
Por fim a diretoria da Planart admitiu que, entre as probabilidades apresentadas, cresciam a opção de realizar a Micaroa em ambiente fechado (indoor), seguindo exemplo de outras micaretas país a fora. Assim aconteceu, no dia 18 de Novembro de 2005, foi feito o anúncio oficial do local e datas para a ‘nova’ versão da Micaroa 2006 que mais tarde, passou a se chamar: Fest Verão Paraíba.
- Portal Paraíba