MP investiga Edvaldo Neto por usar Câmara para derrubar André Coutinho no TRE

O Ministério Público da Paraíba instaurou dois procedimentos investigatórios nesta quarta-feira (13) para apurar o envolvimento do prefeito afastado de Cabedelo, Edvaldo Neto, em um suposto uso irregular de recursos da Câmara Municipal com a finalidade de influenciar o julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que resultou na cassação do ex-prefeito André Coutinho.

Além de Edvaldo, então presidente da Câmara Municipal, o Ministério Público também investiga a participação de Fernando Sobrinho e Diego Carvalho. O documento foi assinado pelo promotor Ronaldo Guerra, responsável pelo caso.

Segundo o MPPB, a investigação foi motivada por denúncia que aponta que, após a realização de uma viagem a Brasília, vieram a público vídeos com supostas tratativas relacionadas ao julgamento da ação eleitoral. De acordo com o órgão, o deslocamento teria como finalidade a contratação de um escritório de advocacia.

No documento, o promotor destaca que os interlocutores fariam menções à necessidade de “garantir” determinado resultado, à existência de suposto “acesso” e ao início de movimentações para “mexer os pauzinhos”. Para o Ministério Público, as circunstâncias, embora ainda dependam de aprofundamento investigatório, possuem potencial relevância para a apuração de possíveis violações à moralidade administrativa.

O órgão também aponta um gasto superior a R$ 7 mil com passagens aéreas e diárias, recursos que teriam sido utilizados de forma indevida. A viagem para Brasília, realizada em 9 de outubro de 2025, ocorreu sob a justificativa oficial de “agenda institucional”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui